• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Comunidade haitiana receberá curso para pedalar com segurança em Balneário Camboriú

Desconhecendo a organização do trânsito no Brasil, os haitianos estão mais sujeitos a acidentes nas vias públicas

ciclofaixa antlantica

Os haitianos que se estabeleceram em Balneário Camboriú têm na bicicleta seu principal modo de transporte urbano. Esta escolha demonstra a eficiência desta modalidade e o seu potencial para favorecer o acesso aos bens e serviços públicos e privados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Adaptando-se ao idioma local e desconhecendo a organização do trânsito no Brasil, os haitianos estão mais sujeitos a acidentes nas vias públicas.

Por este motivo, o IFC – Instituto Federal Catarinense – Câmpus Camboriú e a ACBC – Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú, por meio da parceria “Pró-Ciclo – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Ciclístico do Vale do Rio Camboriú” estão organizando, no próximo dia 22 de agosto, o primeiro Curso de Capacitação Ciclística para a Comunidade Haitiana.

O curso de quatro horas abordará a legislação brasileira de trânsito e o ordenamento viário, os direitos e os deveres do ciclistas e o comportamento seguro no trânsito, além de dicas para conforto ao pedalar.

Segundo o presidente da Associação dos Haitianos de Balneário Camboriú, Salomon Derogene, “o curso é importante porque contribui para a melhoria da sua qualidade de vida que residem na cidade”.

Para ministrar o curso, foi convidado o especialista curitibano Luis Cláudio Brito Patricio, estudioso do tema e membro de diversas organizações ciclísticas no Paraná.

A Coordenadora Geral do curso, Profª Roberta Raquel do IFC Camboriú, destacou que o curso “cumpre com os objetivos institucionais de promover atividades de extensão e de compartilhar conhecimento com a sociedade”.

Já o Coordenador Técnico André Geraldo Soares, da ACBC, afirmou que “esta atividade contribui para integrar os estrangeiros à comunidade e para melhorar a sua convivência no espaço público”.

O curso conta com o apoio do Fumtran/BC – Fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú e da Associação Ecológica Eco-Partilhar, de Camboriú/SC.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasComunidade haitiana receberá curso para pedalar com segurança em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias