• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Temporada da Tainha começa oficialmente em Balneário Camboriú

A pesca, que envolve cerca de 200 famílias no município, ocorrerá até 31 de julho em nove pontos das praias locais

PUBLICIDADE

A Safra da Tainha 2025 começou nesta quinta-feira (1º) com um ato simbólico na Praia Central de Balneário Camboriú. A pesca, que envolve cerca de 200 famílias no município, ocorrerá até 31 de julho em nove pontos das praias locais.

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial desde 2019, a pesca artesanal da tainha representa uma importante tradição para a cidade. Em 2024, os ranchos de pesca da Praia de Taquaras — Rancho do Neu e Rancho do Eládio — também foram tombados como patrimônio cultural material do município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para apoiar os pescadores durante o período da safra, foram instaladas estruturas em diferentes pontos da orla. Na Praia Central, os três ranchos (nas alturas das ruas 2700, 3700 e 4100) e a Praia do Pinho contam com contêineres, banheiros e tendas. Os contêineres, com áreas de descanso, serão abastecidos com energia elétrica. Já nas Praias Agrestes — Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho — foram montadas tendas de apoio, com banheiros químicos instalados em Taquarinhas e Estaleirinho.

Na véspera da abertura da safra, a Fundação Cultural lançou a campanha “Mar de Tradição, Respeite o Pescador”, voltada à valorização da pesca artesanal e à sensibilização de moradores e turistas sobre a importância dessa prática histórica.

Durante o período, haverá fiscalização intensiva para garantir o cumprimento das regras. Está proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e outras embarcações motorizadas nas orlas, além da utilização de redes do tipo feiticeira, redes de malha, cilibrins (armadilhas ou redes) e fisgas (garfos de pesca ou armas de arremesso).

A fiscalização será realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Segurança Pública, com apoio da Guarda Municipal, da Marinha e da Polícia Militar Ambiental. Drones também serão utilizados no monitoramento. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Click CamboriúNotíciasTemporada da Tainha começa oficialmente em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias