- PUBLICIDADE -

Sociedade se reúne para debater no Fórum da Mobilidade Urbana Sustentável

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

Foto: Davi Spuldaro / CVI
Foto: Davi Spuldaro / CVI

A Câmara de Vereadores de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizaram, na noite desta quarta-feira (25), a abertura do Fórum de Mobilidade Urbana Sustentável. Com a palestra Experiências e Boas Práticas de Políticas Públicas, do engenheiro Silvio Barros, foram iniciados os debates sobre o futuro da cidade.

Durante a abertura o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Gern (PP), ressaltou que uma das propostas dessa legislatura era tornar a Câmara uma indutora de um processo de participação da sociedade organizada. “Este evento se insere no primeiro ponto de discussão, sobre a Itajaí que queremos”, declarou Gern.

Na avaliação do Secretário de Comunicação e Promoção Social da Câmara, Sergio Murilo Pereira, o evento foi um sucesso. “Atingimos o objetivo desta primeira etapa do Fórum, que era mobilizar a sociedade civil para atuar como protagonista nas decisões da cidade. Tivemos um número expressivo de participantes e creio que as discussões dos grupos técnicos também serão um sucesso”, destacou.

Silvio Barros iniciou a palestra dizendo que para fazer uma boa proposta para a cidade era necessário pensar num planejamento a longo prazo. “Não dá para sonhar sem pensar em como a cidade vai estar no futuro”, afirmou.

O palestrante contou que em Maringá (PR), cidade em que foi prefeito por duas vezes, não foi a Prefeitura que fez este planejamento e sim a sociedade civil organizada. Em 1996, a Associação Comercial liderou o movimento Repensando Maringá, que reuniu 180 organizações e 400 pessoas e resultou no documento Maringá 2020. “A renda per capita de Itajaí é três vezes e meia maior e a população é a metade da de Maringá. Se nós conseguimos vocês também conseguem”, disse Barros.

 

Próximas etapas vão abordar a mobilidade em diferentes segmentos

Ao final da palestra começaram as inscrições para as próximas etapas do Fórum da Mobilidade Urbana Sustentável, que acontecem em 13 de agosto, 10 de setembro e 8 de outubro.

Nestas datas os inscritos se dividirão em dois grupos. Na primeira parte da noite professores da Univali irão apresentar os temas. Já na segunda serão discutidas as soluções para o futuro da cidade. Confira abaixo as ementas dos GTs. As discussões serão sempre a partir das 19h, na Câmara de Vereadores.

GT1 – Meios de Transporte coletivo (13/08/2014)

A qualidade do transporte coletivo é determinada pela visão de cidade a longo prazo, onde a mobilidade e o urbanismo são concebidos e administrados conjuntamente.

GT2 – Mobilidade Regional e Metropolitana (13/08/2014)

A busca de soluções para os problemas de mobilidade que ultrapassam a escala municipal.

GT3 – Transportes alternativos multimodais (10/09/2014)

Os sistemas multimodais remodelam a cidade e estimulam a mobilidade urbana por meio de transportes alternativos, com a integração entre trem, ônibus, táxis, carros, bicicletas e pedestres.

GT4 – Mobilidade Urbana e o Impacto Social (10/09/2014)

A organização dos usos e a ocupação das cidades garantem o acesso das pessoas aos bens e serviços.

GT5 – Mobilidade Turística Sustentável (8/10/2014)

Território turístico sustentável é aquele dotado de equipamentos e estruturas capazes de gerar atração por meio da valorização do patrimônio natural, histórico, cultural e sol e praia.

GT6 – Mobilidade e logística de transporte (8/10/2014)

A qualidade da mobilidade das cidades envolve planos para o transporte das cargas e a logística dos centros de distribuição e armazenamento de mercadorias.

O Fórum da Mobilidade Urbana Sustentável é uma realização da Câmara de Vereadores de Itajaí e Univali e tem o apoio da Prefeitura de Itajaí, Semasa, Porto de Itajaí, Intersindical, CDL e ACII.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.