• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto Praia Limpa termina neste domingo

Até 10 de fevereiro, o projeto distribuiu 19.538 sacolas, 18.971 pulseiras e 5.951 materiais informativas

Programa Praia Limpa já distribuiu mais de 12 mil sacolas biodegradáveis
Divulgação

Depois de 47 dias de atividades de sensibilização ambiental, o projeto Praia Limpa 2019 termina neste domingo, 17.fev.2019. Desde 2 de janeiro, monitores do projeto atuam na Praia Central orientando os banhistas sobre a importância de recolher o lixo gerado na orla, distribuindo sacolas para a armazenagem desse lixo e entregando pulseiras de identificação para crianças.

Até 10 de fevereiro, o projeto distribuiu 19.538 sacolas, 18.971 pulseiras e 5.951 materiais informativas. A novidade desta edição do Praia Limpa são as sacolas de papel, em vez das de plástico. “Este ano a sacola de papel foi uma inovação no Praia Limpa. E a educação ambiental foi voltada para o lixo marinho, para as pessoas se sensibilizarem que o lixo produzido na praia, principalmente o plástico, vai para o mar e provoca a morte de animais”, comenta a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Eduarda Montibeller Schuch.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além de material informativo sobre o lixo marinho, os monitores entregam fôlderes sobre briozoários e algas, organismos que aparecem na Praia Central.

Quatro barracas do Praia Limpa estão instaladas ao longo da orla da Praia Central (altura das ruas 2600, 1400, 1101 e próximo ao primeiro posto de salva-vidas), onde os visitantes podem buscar as sacolas e são entregues pulseiras de identificação para as crianças. Das 10h às 16h, os monitores ficam no local e também percorrem a orla para conscientizar os banhistas a descartarem corretamente o lixo e não deixarem garrafas, sacos plásticos, canudinhos e resto de alimentos na praia. Em caso de chuva, as atividades são canceladas.

O projeto existe desde 2002 e, neste ano, conta 27 estagiários/monitores. O Praia Limpa está em funcionamento apenas na Praia Central. Em Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, é desenvolvido nos fins de semana, alternadamente, o projeto Consciência na Praia, que cumpre um dos requisitos do Programa Bandeira Azul.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteProjeto Praia Limpa termina neste domingo
PUBLICIDADE

Últimas notícias