• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Autoridades prestigiam a Marejada

A noite deste sábado (16) foi bastante movimentada no Centreventos Itajaí. Na programação do nono dia da 24ª Marejada, a Maior Festa Portuguesa e do Pescado do Brasil, além do show com o ícone da música portuguesa, Roberto Leal, a presença de autoridades catarinenses e nacionais também foi destaque.

Por volta de 20 horas, chegaram ao evento o Ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin, acompanhado do superintendente estadual do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, Cezer Cerutti e do superintendente substituto do MPA em SC, Vitor Dutra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Recepcionados pelo secretário da Pesca e Aquicultura e de Turismo de Itajaí, eles percorreram os ambientes da festa, e já na área da Sardinha na Brasa, experimentaram a iguaria que dá nome ao local, junto com o Prefeito de Itajaí.

Mais tarde, por volta de 21 horas, foi a vez do Governador do Estado de Santa Catarina, Leonel Pavan e do Secretário Regional Gilberto Antônio Gadotti, também cruzarem os portões de acesso do Centreventos Itajaí para participar da Marejada.

Solícitas, as autoridades posaram para fotos com a população e atenderam a imprensa presente na festa. Já no stand da Sepesca, do MPA/SC e do Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi), todos participaram do lançamento da cartilha Educativa “Pescados: Segurança Alimentar e Nutricional – Dicas para o consumidor”.

Elaborada pela Vigilância Sanitária Municipal itajaiense, a cartilha foi apresentada no Dia Mundial da Alimentação e Nutrição. O material, idealizado pela nutricionista Elinia da Silva Mateus e pela médica veterinária Chrystiane Mª Palhares Miranda, possui 12 páginas e aborda temas como a importância do consumo de pescados e os cuidados na aquisição, armazenamento e manipulação.

Segundo a nutricionista, “o intuito é incentivar o consumo de pescados e orientar os consumidores em relação aos cuidados que devem ser tomados na aquisição destes gêneros alimentícios, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional”.

Por sua iniciativa e pela qualidade do material apresentado, a autora recebeu elogios do Ministro da Pesca e do Governador do Estado. E quem também esteve no stand junto às autoridades antes de subir ao palco foi o cantor português Roberto Leal.

Para completar a programação, autoridades e convidados puderam degustar uma paella especialmente preparada para a ocasião.

Números

Em todos os seus pronunciamentos da noite, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, fez questão de destacar importantes números da pesca no Brasil: o aumento na produção nacional de pescados em 15,7% em dois anos, índice superior ao crescimento da produção tanto de carne bovina, quanto de aves e suínos.

E ainda, o substancial aumento no consumo de pescados pela população brasileira, que saltou da média de 6,5 quilos ao ano por habitante em 2003 para 9,5 quilos por habitante já em 2010, antecipando a meta prevista inicialmente pelo Governo Federal para o ano de 2011. “E neste cenário, o papel de Itajaí é fundamental, por ser o principal polo pesqueiro do Brasil”, enalteceu o ministro.

Já o Governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, fez questão de ressaltar o caráter familiar da Marejada, “que recebe crianças, jovens, adultos e idosos em uma festa organizada, limpa, com valorização cultural em um ambiente muito agradável. Itajaí está de parabéns pela sua Festa Portuguesa e do Pescado”.

Neste ano em que Itajaí celebra o seu sesquicentenário de emancipação político-administrativa, o Prefeito aproveitou a noite também para presentear o Ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin, o Governador de Santa Catarina Leonel Pavan e o Presidente do Sindipi, Dario Vitalli, com a medalha oficial dos 150 anos da cidade. A honraria foi concedida pela colaboração e parceria dos três com Itajaí e o seu desenvolvimento.

Click CamboriúNotíciasAutoridades prestigiam a Marejada
PUBLICIDADE

Últimas notícias