Você pode usá-lo para navegar na Internet, verificar e-mails, ver filmes, fotos e vídeos, baixar arquivos da nuvem…, mas você pode tirar muito mais proveito do seu iPad e fazer coisas que talvez nem saiba sobre a total capacidade desse dispositivo. Tablets como o iPad 9 da Apple têm muito mais do que aparentam – e poucos usuários conseguem aproveitar ao máximo seus recursos.
O iPad é um dos tablets preferidos entre os usuários. A Apple convenceu muitos consumidores não apenas pelo seu design, que mantém a estética elegante e sóbria da marca, mas também pela sua funcionalidade. O iPad é simples e intuitivo de usar, incluindo recursos que o tornam muito mais fácil e dinâmico, alguns dos quais são atalhos que vale a pena ter em mente.
Quer você o utilize para enviar e-mails, trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo, transferir arquivos ou controlar seus compromissos, ele é um excelente assistente. Mas se você também trabalha com design, um iPad é quase mais uma ferramenta no seu trabalho diário. E se você é um estudante, o tablet da maçã é o dispositivo perfeito para salvar todas as suas anotações, mantê-las organizadas, editar textos, preparar apresentações, manter sua agenda escolar atualizada e muito mais.
Se você tem um iPad ou pretende adquirir este dispositivo e acha que sabe tudo o ele oferece, certamente aprenderá algo novo aqui. O tablet da Apple permite usar alguns truques que tornam o trabalho com ele muito mais fácil. Quando você for usar seu iPad para trabalhar, estudar ou fazer anotações, lembre-se dessas dicas. Dependendo da versão do seu dispositivo, você poderá fazer algumas ou todas as ações abaixo!
Transferir arquivos entre diferentes dispositivos no ecossistema Apple
Se você faz parte do ecossistema da Apple, ou seja, se tem um iPad, um MacBook e um desejado iPhone, pode aproveitar muito mais deles. Entre alguns dos recursos disponíveis está a possibilidade de transferir arquivos de um dispositivo para outro sem precisar enviar e-mails ou usar Bluetooth. Graças ao iCloud, todos os arquivos colocados na nuvem da Apple estarão disponíveis em todos os dispositivos da marca da maçã que você possui.
Você provavelmente já sabia disso, mas talvez não saiba que se quiser assistir a um vídeo do YouTube ou ler algo que gostou, por exemplo, poderá copiar e colar do seu iPhone para o seu iPad facilmente. Com ambos os dispositivos conectados ao mesmo iCloud, basta copiar o que você deseja do iPhone e colar no iPad. Isso é possível porque tudo o que você copia permanece em uma espécie de área de transferência virtual do iCloud, podendo ser colado em outro dispositivo Apple, desde que ele esteja conectado à mesma nuvem.
Função Split View ou display multifuncional (MFD)
Este recurso é útil para quem estuda ou trabalha usando vários aplicativos ao mesmo tempo. O iPad permite dividir a tela para que você possa ver os dois aplicativos e interagir com eles. Para ativá-lo, basta deslizar o dedo de baixo para cima, selecionar o aplicativo que deseja abrir e arrastá-lo sobre o que já está aberto. Eles serão colocados lado a lado. Se você quiser ocultá-lo e continuar vendo o primeiro na tela inteira, basta tocar no aplicativo principal ou pressionar o botão Home.
Se quisermos alterar o tamanho da visualização de ambos os aplicativos, você notará que, ao deslizar o da direita, uma pequena aba aparece no lado esquerdo. Deslizando de um lado para o outro, ambos os aplicativos ajustam sua largura conforme a preferência do usuário, sem que um interfira no outro.
A melhor coisa sobre displays multifuncionais é que eles podem ser interativos. Por exemplo, se você estiver fazendo anotações, pode escrever o que precisa de um lado e pesquisar em qualquer site do outro. Se você tiver uma imagem ou artigo interessante que deseja manter, basta arrastá-lo de um aplicativo para outro.
Teclado numérico simples
Caso você ainda não saiba, existe uma maneira muito simples de escrever números e letras nos textos sem precisar alternar constantemente do teclado normal para o teclado numérico. Você pode digitar números no teclado normal, apenas tocando na tecla do número desejado (o número sempre aparece em letras minúsculas, acima da letra) e deslizando-a levemente para baixo.
Digitalizar documentos, salvá-los ou enviá-los
O iPad possibilita escanear documentos perfeitamente digitalizados. Para isso, basta abrir o aplicativo Notas, clicar em adicionar nova nota e, no teclado que se abre para começar a escrever aparece um símbolo +. Se você tocar nele, um menu é exibido. O próximo passo é selecionar Digitalizar Documento e a câmera será aberta. Basta focar no documento que você quer digitalizar e a cópia perfeita será feita. O tablet então oferece a opção de salvá-lo ou enviá-lo por e-mail.
Mover aplicativos de uma tela para outra
Você pode ter várias telas de aplicativos e querer passar alguns de uma tela para outra, seja porque os usa menos ou porque quer ocultá-los da tela principal. Caso você não saiba, é possível mover aplicativos de uma só vez, sem precisar movê-los um a um. Para fazer isso, mantenha pressionado um deles para que todos tenham o estilo flutuante característico. Manter pressionado um dos aplicativos que você quer mover com um dedo e com o outro tocar em outros aplicativos que também quer transferir. Depois é só arrastar de uma tela para outra.
Alternar de um aplicativo para outro sem um botão
Você já sabe que para alternar entre aplicativos no iPad e no iPhone é preciso pressionar o botão home ou usar o dock disponibilizado para esse fim. Mas no iPad existe outra maneira de fazer isso. Basta deslizar quatro ou cinco dedos pela tela, deslizar para o lado e você alternará imediatamente entre os aplicativos. Se em vez de deslizar você fizer o gesto de fechar juntando os dedos, o aplicativo que estiver na tela será fechado.
Fazer sua bateria durar mais tempo
O iPadOS é um sistema operacional com consumo de bateria bastante eficiente, mas alguns aplicativos que consomem muita bateria podem reduzir sua duração mesmo quando você estiver usando outro aplicativo e a tiver minimizado. Tudo o que você precisa fazer é desativar a atualização em segundo plano para todos os aplicativos ou apenas para aqueles que consomem mais bateria, como Facebook, TikTok, Flipboard, Waze e outros.