• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Municípios da região devem investir de forma integrada no turismo, recomenda secretário

Pavan destacou que Santa Catarina é modelo em turismo regionalizado com 12 regiões bem definidas e 185 cidades figurando no mapa turístico do Brasil

8ª Reunião de Regiões Metropolitanas da Federação das Cãmaras de Dirigentes Lojistas de SC – FCDL
Divulgação

Ao participar da 8ª Reunião de Regiões Metropolitanas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC – FCDL, nesta terça-feira (11), em Itajaí, envolvendo as regiões metropolitanas do Vale e da Foz do Rio Itajai, o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Cultura, Leonel Pavan falou sobre planejamento turístico e as perspectivas regionais para o setor. Ele defendeu uma participação mais efetiva dos municípios no aproveitamento de seus potenciais e produtos turísticos, promovendo a divulgação integrada das atrações regionais e reforçando a infraestrutura enquanto a secretaria estadual contribui ações macroregionais e capacitação de técnicos e dirigentes.

Para o secretário, apesar de a crise econômica ter prejudicado as expectativas para o turismo da chamada alta temporada de verão, os resultados das recentes pesquisas de avaliação mostraram que o “os turismo e os  turistas se redistribuíram pelas diversas regiões do estado comprovando a diversidade de nossas atrações e fornecendo elementos para novas estratégias em parceria do poder público com o trade turístico.” Pavan destacou que  Santa Catarina é modelo em turismo regionalizado com 12 regiões bem definidas e 185 cidades figurando no mapa turístico do Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Nosso potencial é rico e diversificado, mas pode ser ainda melhor aproveitado pelos municípios que podem e devem capitanear  o processo de fortalecimento e atração de novos turistas desde que trabalhem de forma integrada” defendeu. O secretário  acrescentou que o governo estadual vem fazendo a sua parte e esta investindo , dentro de suas limitações orçamentárias, em melhoria da infraestrutura e capacitação profissional de técnicos, dirigentes e operadores   em todas as regiões turísticas, incluindo eventos e encontros períodicos, além do reforço a recepção dos turistas  nos Centros de Atendimento aos Turistas (Cats) nas fronteiras e divisas do estado, bem como em totens informativos que serão lançados em breve.

CAMPANHA PELO TURISMO DO SUL –  Leonel Pavan também aproveitou o encontro para reafirmar sua proposta de divulgação de uma ação promocional de turismo nacional e específica para a região Sul do país, intitulada “O Sul é Meu Destino”, que visa trabalhos conjuntos neste sentido entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.  A campanha será objeto de reivindicação  em conjunta com o Conselho Estadual de Cultura junto à Embratur e Ministério do Turismo ainda neste mês de abril, com a justificativa de que Santa Catarina e a região Sul têm levado desvantagem promocional em relação ao Nordeste nas campanhas promocionais do governo federal dentro e fora do país.

A reunião da FCDL/SC na região fez parte de um novo modelo de trabalho implantando para 2017 para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Trata-se das Reuniões de Regiões Metropolitanas, que reúne dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público, lideranças políticas e empresariais para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia. No caso das regiões metropolitanas do Vale e da Foz do Rio Itajaí, estão reunidos 25 municípios totalizando uma população de aproximadamente 643 mil habitantes.  Estiveram em pauta ainda na reunião desta terça-feira, no Hotel Estação 101, na localidade de Espinheiros, os impactos e os custos da duplicação da BR-470 e a questão portuária, feiras itinerantes, entre outros assuntos relacionados a infraestrutura e setor econômico regional.

Click CamboriúTurismoMunicípios da região devem investir de forma integrada no turismo, recomenda secretário
PUBLICIDADE

Últimas notícias