• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mauro de Nadal (MDB) é eleito presidente da Alesc

Nadal volta a ocupar o cargo, ao qual já havia exercido no ano de 2021

Uma sessão, realizada na manhã desta quarta-feira (1º), marcou a eleição do deputado Mauro de Nadal (MDB) como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2023-2025. Com o resultado, Nadal volta a ocupar o cargo, ao qual já havia exercido no ano de 2021.

O processo eletivo transcorreu de forma aberta e nominal, sendo conduzido pelos deputados com mais idade entre os de maior número de legislaturas, com Padre Pedro Baldissera (PT) na presidência, e Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB) secretariando os trabalhos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na ocasião, foram definidos ainda os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo estadual, também com vigência para os próximos dois anos. Foram escolhidos Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente; Paulinha (Podemos) como 1ª secretária; Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) como 3º secretário; e Delegado Egídio Ferrari (PTB) como 4º secretário.

Acordo partidário

Tanto a eleição para a Presidência quanto para os cargos da Mesa Diretora foram obtidas mediante a apresentação de candidaturas únicas. Ao proferirem seus votos, os deputados observaram que o encaminhamento atendeu a um acordo prévio entre os partidos e blocos partidários, visando a autonomia e o bom funcionamento da Casa, também sendo citadas a qualificação e experiência dos nomes indicados.

Desta forma, a definição dos cargos diretivos da Alesc ocorreu por ampla maioria de votos favoráveis, com os deputados Ana Campagnolo (PL) e Sargento Lima (PL) manifestando divergência na escolha de Nadal como presidente. Estes deputados voltaram a discordar também da composição da Mesa Diretora, posicionamento ao qual também se associou Jessé Lopes (PL).

Cooperação e soma de esforços

Já empossado como presidente, Nadal agradeceu a composição partidária que possibilitou a sua eleição, declarando que a sua gestão abrirá espaço para os diferentes posicionamentos presentes no Legislativo estadual.

“Nossa assembleia é plural e cada parlamentar tem a sua visão de mundo, as suas prioridades, uma representação estratificada da sociedade e o meu compromisso pessoal é de trabalhar incansavelmente para que todos, todos, possam exercer seus mandatos na plenitude, sempre para atender o interesse da sociedade catarinense com harmonia e respeito ao próximo.”

Ele afirmou que pretende dar sequência a projetos e ações que contribuam para a modernização administrativa da Alesc, tornando seus processos internos mais ágeis, transparentes e próximos do cidadão. 

Já ao governador do Estado, Jorginho Mello (PL), Nadal declarou que pretende manter um relacionamento de “alto nível e respeitoso”, com “harmonia e cooperação” entre os poderes.

O novo presidente da Assembleia Legislativa encerrou seu pronunciamento afirmando que a cooperação e a soma de esforços entre os agentes públicos, independentemente de posicionamento partidário, é também um desejo da sociedade catarinense. “Esta  é a vontade do nosso eleitor. Que todos nós estejamos irmanados para construir uma Santa Catarina melhor, para honrar e orgulhar o voto de cada um e cada uma que conferiram a nós o mandato e a responsabilidade de fazer um trabalho de excelência por eles e pelo nosso estado catarinense.”

“Vamos construir uma política com ‘P’ maiúsculo”, afirma Nadal

55669c84fb9e48258c41c6f7c4dd675a752905b8
Novo presidente da Alesc concede entrevista coletiva após a eleição da Mesa Diretora – FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Após as sessões que elegeram os integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2025, o deputado Mauro de Nadal (MDB), novo presidente da Alesc, concedeu entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Palácio Barriga Verde, ainda na manhã desta quarta-feira (1º).

Questionado sobre as conversas para sua eleição, Nadal destacou que todos os partidos com representação na Assembleia tiveram seu espaço garantido na Mesa Diretora.

“Toda composição exige muita conversa, diálogo, gestos”, afirmou. “A composição que fizemos conta com a participação de todos [os partidos]. O importante é que construímos algo de consenso, algo que possa servir, com muita dedicação, aos interesses dos catarinenses.”

Com os membros da Mesa definidos, Nadal afirmou que o próximo passo será fazer a análise dos projetos que entrarem na Casa e chamar os partidos para discutir aspectos referentes à organização interna da Assembleia, para que os deputados possam exercer seus mandatos.

Sobre as comissões permanentes, o novo presidente adiantou que ainda não há definição de nomes para a presidência dos colegiados responsáveis pela análise das proposições. “Temos um processo de encaminhamento, mas não de definição de nomes. Vamos conversar para que todos possam atuar nas comissões e que tenhamos uma composição que satisfaça a vontade das bancadas da Assembleia.”

Nadal afirmou ainda que, mesmo sem receber os votos de todos os deputados na eleição para a Presidência, o Parlamento trabalhará unido, de forma harmônica. “A eleição da Mesa terminou. De agora para frente, é a unidade dos 40 [deputados]. Diferenças ideológicas sempre existiram, mas vamos construir uma política com ‘P’ maiúsculo, onde todos terão a oportunidade de manifestar seu modo de pensar, mas o que vai prevalecer é a harmonia e o bom encaminhamento.”

Sobre uma possível participação de seu partido na base de apoio do governador Jorginho Melo (PL) na Alesc, Nadal afirmou que ainda não há definições a respeito. “É algo que ficou para depois da eleição da Mesa”, disse.

A respeito do envio de uma proposta de reforma administrativa do Executivo para a Assembleia, já anunciada por Jorginho, Nadal afirmou que a “Assembleia tem o entendimento de que se deve convalidar a proposta que fez Jorginho Melo vitorioso, dentro de critérios legais, fazendo o devido debate, mas, na essência, deve prevalecer o projeto que elegeu o governador.”

Confira quem são os demais integrantes eleitos para a Mesa Diretora

  • 1º vice-presidente – Mauricio Eskudlark (PL), 64 anos
  • 2º vice-presidente – Rodrigo Minotto (PDT), 49 anos
  • 1ª secretária – Paulinha (Podemos), 47 anos
  • 2º secretário – Padre Pedro Baldissera (PT), 65 anos
  • 3º secretário – Marcos da Rosa (União), 46 anos
  • 4º secretário – Delegado Egídio (PTB), 41 anos

Alexandre Back / Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL

Click CamboriúPolíticaMauro de Nadal (MDB) é eleito presidente da Alesc
PUBLICIDADE

Últimas notícias