• O portal de notícias de Balneário Camboriú

BC participa do Seminário de Fortalecimento de Defesa Civil

Organizado pela Secretaria de Defesa Civil Nacional, o evento busca aproximar a comunidade dos conhecimentos de proteção e defesa civil

Balneário Camboriú participa do Seminário de Fortalecimento de Defesa Civil
Divulgação

A Defesa Civil de Balneário Camboriú participou nesta quinta-feira (22) do Seminário de Fortalecimento da Cooperação e Resiliência, no Centreventos de Itajaí. Organizado pela Secretaria de Defesa Civil Nacional, como parte da Semana de Proteção e Consciência, o evento busca aproximar a comunidade dos conhecimentos de proteção e defesa civil, além de fortalecer a união entre as instituições de segurança do Estado.

Após a cerimônia de abertura, realizada às 8h, a programação iniciou com palestras sobre Adversidades e Ampliando a Resiliência e Desenvolvendo Cidades Resilientes. Em seguida, foi realizada uma cerimônia para a assinatura dos termos de cooperação para a criação da Rede de Pesquisa de Estudos de Riscos de Desastres da Foz do Rio Itajaí (REPEDFRI), que será uma união entre a Univali, Udesc, IFSC e IFC para aprimorar os estudos da área. Foi realizada a premiação do concurso de desenhos, tendo como vencedor um colégio de Itajaí. Também houve uma simulação teatral das operações realizadas em 2008, demonstrando como foi a organização e comando durante os desastres.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os alunos do projeto Defesa Civil nas Escolas também participaram do seminário. Todos as três escolas participantes – CEM Governador Ivo Silveira, CEM Tomaz Francisco Garcia e CEM Professor Antônio Lúcio – estavam presentes com vinte alunos cada. Para Emily Lima, de 13 anos, é muito interessante ver pessoalmente a união das instituições e seus equipamentos depois de tudo que aprenderam durante o projeto. Sua amiga, Letícia Barboza Stoll, de 14 anos, nunca havia pensado que era algo tão grande e que poderia ajudar de alguma maneira. Assim como Luiz Felipe, de 14 anos, que diz ser apaixonado pelas forças de segurança e aprender o que fazer pra ajudá-los a prevenir e solucionar situações de riscos é muito legal.

“A ideia é ampliar a visão deles sobre os desastres e conhecimento. Eles eram crianças quando a enchente aconteceu e precisam saber que isso houve e que poder vir a acontecer se não tomarmos consciência sobre isso. Além de entrarem em contato com as outras forças de segurança como exército, SAMU, Bombeiros Voluntários e outras’’, ressaltou a diretora de Oficinas Complementares da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, Nilzete Teixeira, que acompanhou os alunos no evento.

O diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabricio Melo, ressaltou que o evento vinha sendo organizado há meses e resultou em um encontro muito bem produzido e estruturado pelas agências. “Há bastante participação e possibilita demonstrar a estrutura da Defesa Civil e a evolução de técnicas, recursos humanos e materiais de 2008 até hoje”.

Das instituições presentes estavam as vertentes do Exército Brasileiro, SAMU, Bombeiros Militares e Voluntários, Polícias Civil e Militar, Instituto Federal de Santa Catarina, Udesc, Univali e Centros de Educação Municipais de Balneário Camboriú, além da Defesa Civil de diversas cidades da região do Vale do Itajaí. O evento encerrou com uma Mesa Redonda entre todas as instituições presentes sobre o papel das Instituições de Ensino em Gestão de Riscos e Desastres, seguida de um momento ecumênico e finalizado pelo desfile em vias públicas do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaBC participa do Seminário de Fortalecimento de Defesa Civil
PUBLICIDADE

Últimas notícias