• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Epidemia de Influenza: DIVE confirma 10 casos em SC; prefeitura de BC não testa e nega casos

Número de casos confirmados no estado não condizem com a realidade; Município segue não contabilizando casos

Na última sexta-feira, 16.dez.2021, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina confirmou dez casos de Influenza no estado. Destes, dois são de Influenza B e oito são de Influenza A, sendo um H1N1 e sete de H3N2.

Ainda de acordo com a DIVE, os sete casos da H3N2 foram identificados entre o final de novembro e o início de dezembro. Não há confirmação se os casos são provocados pela nova cepa do H3N2 Darwin causadora da epidemia gripal no país. Ainda não se sabe quais as cidades catarinenses em que há registros. Nos próximos dias a equipe técnica da DIVE/SC emitirá um alerta para os serviços de saúde, reforçando a necessidade da vigilância, manejo clínico oportuno e as medidas de prevenção.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador estão em surto e a gripe H3N2 está em ao menos 11 estados. A influenza já causou 33 mortes no Rio de Janeiro no mês de dezembro. A epidemia virou pauta no Fantástico na noite deste domingo, 19.

Embora a letalidade seja menor quando comparada aos grupos de risco da covid-19, os sintomas clínicos são piores: febre alta, calafrios, dor de cabeça e mal-estar costumam ser mais intensos. Médicos relatam que pacientes costumam falar que sentem que vão morrer. O vírus causa uma apatia muito grande, a pessoa fica largada, não consegue sair da cama. É diferente da Covid-19, que é um pouco mais lenta no começo, mas não derruba tão rápido quanto a influenza. O vírus se manifesta através dos picos de febre alta. Em crianças, a doença pode evoluir para pneumonia e otite e os idosos apresentam o principal grupo de risco de sintomas graves, especialmente os que têm mais de 70 anos.

Na sexta-feira, o Click Camboriú divulgou uma matéria sobre um possível surto de Influenza em Balneário Camboriú. Na data, moradores relatavam sintomas da H3N2 e falta de atendimento adequado nas unidades de saúde da cidade. Até então funcionários da saúde não sabiam da a existência do surto no e após o paciente testar negativo para covid-19 ele era mandado para casa com diagnostico de gripe.

Após questionamentos da equipe do Click Camboriú, a prefeitura chegou a divulgar uma nota sobre o vírus. Na nota a prefeitura disse não registrar casos de H3N2 na cidade, porém omitiu o fato de não testar a população.

Com a divulgação da matéria no portal de notícias de Balneário Camboriú, contendo informações sobre a nova gripe, a população passou procurar o veículo de comunicação para desabafar. Recebemos inúmeros relatos de moradores.

Uma moradora relata que testou positivo para a influenza na sexta-feira, 16, ela enviou o teste que comprova a alegação. Por volta das 06h30min, a mulher mandou a seguinte mensagem: “Infelizmente a saúde de Balneário Camboriú não está dando importância, pois na minha família dois casos positivos para influenza A. E na clínica onde foram consultados e realizado o exame, só em uma manhã 9 casos positivos.”

teste influenza2

Ainda na sexta-feira, por volta das 19h, a moradora retornou contato, dessa vez o número de positivados segundo ela havia aumentado consideravelmente. “Nós fizemos o teste em clínica por conta de plano de saúde. Comigo, hoje, já somos em sete na família positivo para influenza A”, conta.

Outra moradora relatou que médicos do município passaram a falar sobre o novo vírus. Ela relatou seu atendimento: “Fui no atendimento do covid-19 do Ruth Cardoso, e esse foi o diagnóstico que o médico deu. Possivelmente eu estou contaminada com esse vírus. Possivelmente porque trabalham em cima de hipóteses e sintomas, porque ainda não tem o teste no município para isso. Fiz o teste do covid-19 e deu negativo.”

A moça contou que apesar de ter recebido um possível laudo para a H3N2 não teve acesso aos medicamentos passados pelo médico. “Fui na farmácia do município onde fui informada que não tem as medicações, apenas o loratadina ou seja, os outros terei que comprar. Mas e as pessoas que não tem condições de comprar? Faz o que? Morre, porque já existe casos de morte por esse vírus.”

A equipe do Click Camboriú recebeu informações de que clínicas particulares da cidade estariam diagnosticando pacientes com Influenza A, uma delas teria diagnosticado dez casos de influenza na sexta-feira, 16.dez.2021. Na tarde desta segunda-feira, 20.dez.2021, ligamos para uma clínica da cidade e a atendente confirmou que vários pacientes estão sendo positivados para influenza. Porém a funcionária não soube informar se a clínica estaria repassando esses dados para a vigilância epidemiológica da cidade.

Segundo pesquisas da nossa equipe, nenhuma clínica particular da cidade realiza o teste especifico para a H3N2. As clínicas realizam apenas o teste para influenza A, sendo assim ninguém é diagnostico com o subtipo da influenza, a H3N2.

Após várias perguntas sobre o número de casos de pacientes com influenza no município, a prefeitura negou que haja pacientes positivados.

Vacine-se

Apesar da vacina contra influenza não ter uma ação contra esta versão específica do vírus, o imunizante ainda garante uma resposta imunológica contra casos graves e mortes pela doença.

Segundo a prefeitura de Balneário Camboriú, a vacina contra a gripe está disponível nas Salas de Vacinas das oito Unidades Básicas de Saúde do município. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

Estou com sintomas. O que fazer?

Procurar ajuda médica, apesar de que, em Balneário Camboriú, as Unidades de Pronto Atendimento ainda não estejam dando o tratamento adequado. Segundo a prefeitura, os pacientes serão encaminhados para o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus, pois na apresentação dos sintomas iniciais, não é possível diferenciar o Covid da H3N2.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSaúdeEpidemia de Influenza: DIVE confirma 10 casos em SC; prefeitura de BC...
PUBLICIDADE

Últimas notícias