• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú em possível surto de H3N2 Darwin; prefeitura diz que não registrou casos

Profissionais das unidades de saúde de Balneário Camboriú não possuem informações sobre essa nova gripe e dizem que não receberam nenhuma orientação

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Em meio a pandemia do coronavírus, surge outro surto gripal no Brasil provocado pela nova cepa da influenza A, a H3N2 Darwin. Capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador estão em surto. Nesta quinta-feira, 16.dez.2021, a primeira morte provocada pelo vírus foi registrada na Bahia, a vítima é uma mulher de 80 anos, moradora de Salvador. Duas pessoas já morreram pela Darwin no Rio de Janeiro.

Após vários questionamentos que o Click Camboriú fez à prefeitura de Balneário Camboriú sobre o preparo do município em relação ao surto, a resposta obtida foi que nenhum caso foi registrado na cidade. Após, emitiu um alerta sobre cuidados com a nova cepa da Influenza, mas com informações que induzem ao erro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira informação que induz o munícipe ao erro é dizer que “até esta quinta-feira (16) nenhum caso de contaminação pelo vírus havia sido registrado no município”. Não haver registro não quer dizer, necessariamente, que ninguém tenha se contaminado. Oficialmente esse registro não existe, pois não há teste. Sem testagem, obviamente, não há registros. Questionada sobre a testagem, a prefeitura disse que será feita inicialmente no LACEM e de lá saíra o resultado do paciente. Novamente questionada sobre quando começará a testagem, a batata-quente foi jogada no colo do Governo do Estado: “está sendo aguardado nota técnica do Governo do Estado”.

A segunda informação que induz ao erro foi divulgar que “a última vacina anual contra a Influenza previne a forma grave da doença, evitando a internação”. Não está errado, mas também não está certo. A última vacina previne a forma grave da Influenza, maaaaasss… a vacina de 2021 não imuniza contra a variante H3N2 Darwin.

Já os profissionais das unidades de saúde de Balneário Camboriú não possuem informações sobre essa nova gripe e dizem que não receberam nenhuma orientação.

Uma moradora de Balneário Camboriú relata que procurou unidades de saúdes do município por duas vezes atrás de ajuda, mas não conseguiu. “Não estão preparadas, porque eu passei por duas médicas e ninguém mencionou a hipótese de ser essa nova gripe. Daí quando um amigo do Rio de Janeiro, que estava aqui no fim de semana, postou que testou positivo para H3N2, eu descobri que possivelmente peguei dele. Eu fui fazer teste de covid-19 em uma unidade de saúde de BC, falei para os médicos que tive contato com uma pessoa que está com H3N2, e eles não sabiam o que era isso, tive que explicar para eles”, conta a munícipe que não quis ser identificada. A mulher testou negativo para o coronavírus, e ao invés de receber orientação sobre a nova gripe, foi ela que alertou os profissionais de saúde sobre o surto gripal.

Em uma publicação sobre a nova gripe no perfil de fofoca @casofamilia, uma moça comentou: “Meu exame deu negativo para covid-19, e positivo para H1N1. Já peguei covid-19 e essa gripe parece ser pior. Peguei aqui em Balneário Camboriú, muita gente tá tendo também, não consigo nem levantar da cama”, relatou a vítima da síndrome gripal.

Na tarde desta quinta-feira, em contato com a Unidade de Saúde Central de Balneário Camboriú, descobrimos que moradores estão ligando para o local pedindo para fazer o teste da nova gripe, pois testaram negativo para a covid-19 mas os sintomas estão ficando cada vez mais fortes. Questionamos a atendente da unidade se esses pacientes com sintomas graves que testam negativo para covid-19, estão sendo orientados sobre a H3N2. “Olha, a gente não recebeu nenhuma orientação ainda aqui no posto, mas eu vou dar um olhadinha, porque agora me chamou a atenção, pois você é a terceira pessoa que liga hoje aqui no posto em relação a isso. O que eu sei que estão usando contra influenza é o Tamiflu, e eu já vi umas três pessoas passando por aqui com uma receita dessa”, relatou a atendente. A ligação foi gravada pela reportagem.

Tanto a atendente da Unidade Central quanto da UPA das Nações, estavam perdidas, não sabiam que gripe era essa, não sabiam que existe um surto nas principais capitais do país. Por fim, a informação da responsável por gerenciar os testes na cidade, é de que o município não disponibiliza esse teste e que a pessoa com sintomas graves deve primeiro fazer o teste contra covid-19, se testar negativo o paciente precisa procurar um laboratório particular e pagar pelo exame da H3N2.

Após contato com laboratórios da cidade, descobrimos que o preço dos testes variam de R$ 250,00 a R$ 2.600,00.

Sobre a H3N2

Existe vacina contra H3N2? Não! A vacina contra influenza não tem uma ação contra esta versão específica do vírus. A variante apareceu recentemente e que, quando a vacina foi aplicada há mais ou menos 6 meses, o vírus não era conhecido e “não tinha como fazer uma vacina com ele”. Segundo infecciologistas, a vacina tem o H3N2, mas não especificamente este que está rodando, que é o Darwin. A previsão é que a OMS consiga incluir a Darwin na vacina da influenza, a estimativa é que isso acontece em março ou abril.

Sintomas: Embora a letalidade seja menor quando comparada aos grupos de risco da covid-19, os sintomas clínicos são piores: febre alta, calafrios, dor de cabeça e mal-estar costumam ser mais intensos. Médicos relatam que pacientes costumam falar que sentem que vão morrer. O vírus causa uma apatia muito grande, a pessoa fica largada, não consegue sair da cama. É diferente da Covid-19, que é um pouco mais lenta no começo, mas não derruba tão rápido quanto a influenza. A Influenza se manifesta através dos picos de febre alta. Em crianças, a doença pode evoluir para pneumonia e otite e os idosos apresentam o principal grupo de risco de sintomas graves, especialmente os que têm mais de 70 anos.

Grupos de risco: Crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades, têm maiores chances de evoluir para casos graves.

Origem do nome: A Organização Mundial da Saúde classifica de acordo com o primeiro lugar que foi identificado o vírus. E é uma cidade da Austrália que se chama Darwin. Por isso, é o H3N2 da variante Darwin.

Estou com sintomas. O que fazer? Procurar ajuda médica, apesar de que, em Balneário Camboriú, as Unidades de Pronto Atendimento ainda não estejam dando o tratamento adequado. Segundo a prefeitura, os pacientes serão encaminhados para o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus, pois na apresentação dos sintomas iniciais, não é possível diferenciar o Covid da H3N2.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSaúdeBalneário Camboriú em possível surto de H3N2 Darwin; prefeitura diz que não...
PUBLICIDADE

Últimas notícias