• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura assume a gestão do hospital de Camboriú

Decretos foram assinados nesta terça-feira, 30; em 60 dias, iniciam cirurgias eletivas pelo SUS

Município assume a gestão do hospital de Camboriú prefeito elcio
Divulgação

O hospital de Camboriú passa agora a ser gerido pelo Município. Os decretos que permitem essa gestão foram assinados pelo prefeito Elcio Rogério Kuhnen nesta terça-feira, dia 30. Ele explicou que isso foi feito porque o hospital não atendia mais à sua finalidade: o atendimento público de saúde. “Esta sempre foi a sua finalidade, o hospital recebeu investimentos públicos para isso. Mesmo a doação do terreno, foi feita pela família de Edvirges Bernardes. Queremos que o hospital retome sua função”, esclarece.

O objetivo é iniciar o trabalho pelo SUS em 60 dias, vocacionando o hospital para cirurgias em sete áreas: ginecológica, oftalmológica, vascular, geral, ortopédica, de planejamento familiar e pediátrica. Em reunião com secretários e vereadores, Elcio explicou que os 60 dias são necessários para pequenas reformas e revisão dos equipamentos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o chefe do Executivo, a meta a partir da retomada do atendimento é realizar cerca de 150 cirurgias por mês. “Vamos iniciar o trabalho com muita prudência, muito planejamento”, faz questão de frisar. Ele lembra que os recursos utilizados virão do Fundo Municipal de Saúde e que a abertura do hospital pelo SUS não estava prevista no orçamento municipal deste ano. “Esse é o primeiro passo, feito com muita responsabilidade, mas é um grande passo para a gestão da saúde de Camboriú”, afirmou ainda.

A primeira cirurgia será realizada no dia 1º de agosto. E será seguida a pactuação regional de cirurgias eletivas, com prestação de contas do Município ao Ministério Público e à Justiça. O prefeito relata que esses procedimentos serão realizados por sete meses e depois será feita uma avaliação com a comunidade e o MP para determinar os próximos passos e prioridades. “Nesse período de sete meses, serão mil pessoas que aguardam por uma cirurgia e que serão atendidas”, completa.

A equipe que vai ser responsável por gerir o hospital trabalha agora para que ele volte a receber subsídio estadual, cortado depois que a entidade deixou de atender pelo Sistema Único de Saúde.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasSaúdePrefeitura assume a gestão do hospital de Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias