• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vacina contra a febre amarela está disponível em BC para quem planeja viajar

Quem planeja viajar para as áreas com recomendação vacinal, deve se imunizar com no mínimo 10 dias de antecedência

febre amarela
Foto: iStock, Getty Images

Apesar de não possuir registros de casos de febre amarela no município, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú (DEVE) orienta os moradores que planejam viajar para as áreas com recomendação vacinal, a se imunizarem contra a doença com no mínimo 10 dias de antecedência.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta entre pessoas. Os sintomas iniciais incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por um período aproximado de três dias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Pode ser realizada a partir dos nove meses de idade, e ser antecipada até os seis meses com aprovação médica. A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Laís Emídio, informa que não é recomendada a vacinação para gestantes. “Já para as mulheres em período de amamentação, deve-se aplicar a vacina somente após o sexto mês”. Laís ainda ressalta que é solicitada, com orientação do Ministério da Saúde, a prescrição médica para realizar a aplicação em idosos.

Dentro destas condições, a comunidade pode vacinar-se contra a febre amarela no Posto de Saúde Central, localizado na Rua 1500, nº 1100. O horário da vacina é das 8h às 12h e das 13h às 18h15, de segunda a sexta-feira.

Click CamboriúNotíciasSaúdeVacina contra a febre amarela está disponível em BC para quem planeja...
PUBLICIDADE

Últimas notícias