• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Denúncias auxiliam no combate ao mosquito da dengue em BC

Com a denúncia, profissionais do setor vão até o local e verificam se a informação repassada é procedente ou não

(Thiago Julio / Divulgação)
(Thiago Julio / Divulgação)

O indicado é que cada um faça a sua parte”. Esse é o posicionamento mais plausível a ser tomado, de acordo com Márcio Cristiano Passing, coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, para impedir a proliferação do Aedes aegypti em Balneário Camboriú.

Entretanto, além do trabalho usual realizado pelos agentes de endemias e da proatividade por parte dos munícipes, denúncias ajudam a combater a propagação do inseto. O número de focos na cidade já chega a 871, todos controlados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O processo é metódico e inicia com o relato de um munícipe por meio de contato telefônico ou presencial diretamente com os agentes do Programa de Combate à Dengue. Com a denúncia, profissionais do setor vão até o local e verificam se a informação repassada é procedente ou não. Caso seja, o proprietário é orientado e, em casos extremos, acionado para resolver a situação. Um prazo, de acordo com a capacidade de resolução, é estipulado pelos agentes do programa. “Se o problema persistir e o dono não se posicionar, é efetuado um auto de intimação, seguido por uma infração e a imposição de penalidade do Departamento de Vigilância Sanitária”, reforça Márcio.

Só em 2015, 1.341 denúncias foram computadas e 4.010 visitas efetuadas referentes a queixas repassadas. Destas, 724 resultaram na aplicação de autos de intimação, 80 em infração e 14 em processos de imposição de penalidades. Atualmente existe um grande número de denúncias no município. “Existe um processo sequencial. Apesar da demanda, todas são visitadas e, após o início do processo, acompanhadas”, finaliza o coordenador.

Qualquer denúncia ou para mais informações, contatar o Programa Municipal de Combate à Dengue pelos telefones (47) 3261-6210, (47) 3261-6264 e 0800-644-3388.

Click CamboriúNotíciasSaúdeDenúncias auxiliam no combate ao mosquito da dengue em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias