• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Tratamento gratuito para câncer de mama em Itajaí

Um novo medicamento está sendo testado de forma gratuita no Centro de Novos Tratamentos Itajaí

(Divulgação)
(Divulgação)

Uma das formas mais agressivas desse tipo de câncer, o HER2 Positivo ganha à atenção dos pesquisadores. Um novo medicamento está sendo testado de forma gratuita no Centro de Novos Tratamentos Itajaí.

Pacientes diagnosticados com câncer de mama do tipo HER 2 Positivo podem ter acesso a tratamento gratuito através dos testes já em fase de conclusão, no Centro de Novos Tratamentos Itajaí, que disponibilizará a aplicação do medicamento para combater as células cancerígenas, até o final do ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os testes com esse medicamento já estão na fase 3, para comprovar a eficácia da aplicação e conseguir que o estudo seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),fazendo com que mais pessoas possam se beneficiar dos resultados.

O remédio é um anticorpo que age no alvo específico, destruindo a célula que tem uma proteína encontrada em excesso evitando o efeito colateral e o processo da quimioterapia, que destrói todas as células, provocando vários danos ao organismo como, por exemplo, a queda de cabelo.

O medicamento testado em Itajaí é do tipo biossimilar, feito com material biológico que pode bloquear a ação de células ou proteínas que causam doenças de origem imunológica como o câncer. “Para identificarmos vários tipos de anticorpos temos que fazer um protocolo de biossimilar para provarmos que esses remédios têm os mesmos efeitos e talvez com algumas pequenas mudanças, melhorem a toxidade com o medicamento” explica o médico Giuliano Santos Borges, oncologista responsável pelas pesquisas do Centro de Novos Tratamentos Itajaí.

Podem participar do tratamento pacientes que fizeram o diagnóstico atualmente e apresentaram um estado avançado da doença ou que tiveram câncer de mama e que sofrem agora com a volta do tumor. As vítimas do tipo de câncer de mama HER 2 Positivo devem conversar com o médico que acompanha a situação do avanço ou a volta do tumor sobre a possibilidade da opção do tratamento diferenciado oferecido.

A participação nesse tipo de pesquisa é importante, não só pela diminuição dos efeitos colaterais e avanço no tratamento, como para provar através dos protocolos dos estudos realizados que os medicamentos biossimilares possam baratear os procedimentos na luta contra a doença. Essa é outra opção de uma guerra travada entre a pesquisa, o câncer e seus efeitos. “Já tem um anticorpo. Já conseguimos provar por esse anticorpo que ele tem um benefício no tratamento das pacientes com câncer de mama HER 2 e agora, nós queremos ver um outro anticorpo que tem o mesmo benefício. Esse é o objetivo de um estudo de biossimilar. É um medicamento extremamente caro atualmente, então é uma forma de conseguirmos acesso a um medicamento que custa mais de cem mil reais por tratamento”, completa o médico.

UM VILÃO QUE PRECISA SER COMBATIDO

A previsão do INCA é de 576 mil novos casos de câncer no Brasil

Tipo HER 2 Positivo, atinge uma a cada 5 vítimas do câncer de mama.

Os avanços no tratamento e a experiência através das pesquisas realizadas com novos medicamentos como a que vem ocorrendo de forma gratuita no Centro de Novos Tratamentos Itajaí, colocam uma luz no fim do túnel para combater um dos grandes vilões do Século 21.

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) não tem números animadores. A previsão é de 576 mil novos casos de câncer no Brasil. Dentro dessa estatística, 69 mil novos casos são previstos para o câncer de mama. As regiões Sul e Sudeste apresentam os maiores índices desse tipo de câncer na proporção de 71 casos para cada 100 mil habitantes. O HER 2 Positivo em estudo é um tipo de tumor que apresenta um número expressivo de genes HER2 por célula.

O teste para saber se a paciente tem essa característica da doença é feito quando solicitado pelo médico, no momento que se faz a biópsia. Pessoas com esse tipo de câncer de mama têm que travar uma grande batalha para vencer a doença, porque O HER2 Positivo é um dos tipos mais severos do câncer de mama.

Click CamboriúNotíciasSaúdeTratamento gratuito para câncer de mama em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias