Tratamento gratuito para câncer de mama em Itajaí

Um novo medicamento está sendo testado de forma gratuita no Centro de Novos Tratamentos Itajaí

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Tear Escola de Negócios abre novas turmas com aulas aos sábados

Inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento de Líderes da Tear Escola de Negócios

(Divulgação)
(Divulgação)

Uma das formas mais agressivas desse tipo de câncer, o HER2 Positivo ganha à atenção dos pesquisadores. Um novo medicamento está sendo testado de forma gratuita no Centro de Novos Tratamentos Itajaí.

Pacientes diagnosticados com câncer de mama do tipo HER 2 Positivo podem ter acesso a tratamento gratuito através dos testes já em fase de conclusão, no Centro de Novos Tratamentos Itajaí, que disponibilizará a aplicação do medicamento para combater as células cancerígenas, até o final do ano.

Os testes com esse medicamento já estão na fase 3, para comprovar a eficácia da aplicação e conseguir que o estudo seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),fazendo com que mais pessoas possam se beneficiar dos resultados.

O remédio é um anticorpo que age no alvo específico, destruindo a célula que tem uma proteína encontrada em excesso evitando o efeito colateral e o processo da quimioterapia, que destrói todas as células, provocando vários danos ao organismo como, por exemplo, a queda de cabelo.

O medicamento testado em Itajaí é do tipo biossimilar, feito com material biológico que pode bloquear a ação de células ou proteínas que causam doenças de origem imunológica como o câncer. “Para identificarmos vários tipos de anticorpos temos que fazer um protocolo de biossimilar para provarmos que esses remédios têm os mesmos efeitos e talvez com algumas pequenas mudanças, melhorem a toxidade com o medicamento” explica o médico Giuliano Santos Borges, oncologista responsável pelas pesquisas do Centro de Novos Tratamentos Itajaí.

Podem participar do tratamento pacientes que fizeram o diagnóstico atualmente e apresentaram um estado avançado da doença ou que tiveram câncer de mama e que sofrem agora com a volta do tumor. As vítimas do tipo de câncer de mama HER 2 Positivo devem conversar com o médico que acompanha a situação do avanço ou a volta do tumor sobre a possibilidade da opção do tratamento diferenciado oferecido.

A participação nesse tipo de pesquisa é importante, não só pela diminuição dos efeitos colaterais e avanço no tratamento, como para provar através dos protocolos dos estudos realizados que os medicamentos biossimilares possam baratear os procedimentos na luta contra a doença. Essa é outra opção de uma guerra travada entre a pesquisa, o câncer e seus efeitos. “Já tem um anticorpo. Já conseguimos provar por esse anticorpo que ele tem um benefício no tratamento das pacientes com câncer de mama HER 2 e agora, nós queremos ver um outro anticorpo que tem o mesmo benefício. Esse é o objetivo de um estudo de biossimilar. É um medicamento extremamente caro atualmente, então é uma forma de conseguirmos acesso a um medicamento que custa mais de cem mil reais por tratamento”, completa o médico.

UM VILÃO QUE PRECISA SER COMBATIDO

A previsão do INCA é de 576 mil novos casos de câncer no Brasil

Tipo HER 2 Positivo, atinge uma a cada 5 vítimas do câncer de mama.

Os avanços no tratamento e a experiência através das pesquisas realizadas com novos medicamentos como a que vem ocorrendo de forma gratuita no Centro de Novos Tratamentos Itajaí, colocam uma luz no fim do túnel para combater um dos grandes vilões do Século 21.

O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) não tem números animadores. A previsão é de 576 mil novos casos de câncer no Brasil. Dentro dessa estatística, 69 mil novos casos são previstos para o câncer de mama. As regiões Sul e Sudeste apresentam os maiores índices desse tipo de câncer na proporção de 71 casos para cada 100 mil habitantes. O HER 2 Positivo em estudo é um tipo de tumor que apresenta um número expressivo de genes HER2 por célula.

O teste para saber se a paciente tem essa característica da doença é feito quando solicitado pelo médico, no momento que se faz a biópsia. Pessoas com esse tipo de câncer de mama têm que travar uma grande batalha para vencer a doença, porque O HER2 Positivo é um dos tipos mais severos do câncer de mama.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Saiba onde comemorar o aniversário de Balneário Camboriú

Balaroti realiza no dia 20 de julho uma festa especial para os clientes
- Publicidade -