• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Alunos do CEM Dona Lila aprendem sobre educação ambiental com o JACAMASA

A próxima escola a receber o programa será o CEM Giovania de Almeida, na próxima terça-feira, 10

Os alunos do Centro Educacional Municipal – CEM Dona Lila, no Estaleiro, tiveram uma tarde de aprendizado com o Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA, que visitou a escola nesta quinta-feira, 05.set.2019. A iniciativa pretende conscientizar, desenvolver o senso de responsabilidade e convidar os alunos da rede municipal, para ajudarem o amigo da EMASA a cuidar do meio ambiente.

Os operadores da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, falaram sobre o Rio Camboriú, saneamento, uso consciente da água e as etapas do tratamento de água e esgoto. “Dessa vez foi um desafio para nós, pois diferente das primeiras turmas que já receberam o programa, os alunos eram menores, do 1° e 2° ano. Nós adaptamos a linguagem e obtivemos uma ótima participação das crianças que ficaram encantadas com o JACAMASA”, conta Ana Carolina, que afirma ficar cada vez mais impressionada com o carinho e a receptividade dos alunos e professores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O conteúdo apresentado conta com o auxílio de materiais multimídia, exemplos do cotidiano, interação e dinamismo. Depois das explicações, além de receberem a cartilha do programa, os estudantes participam de uma atividade com perguntas e respostas sobre o conteúdo abordado, conduzida pelo próprio jacaré-de-papo-amarelo amigo da EMASA. A cada resposta certa, as crianças ganham uma caneca com o desenho do jacaré. A professora Angélica Aniceto, acredita que a visita do JACAMASA influenciará de maneira direta e indireta nas atitudes diárias das crianças e suas famílias. “Foi sensacional, as crianças amaram”, concluiu.

O tema educação ambiental continuará na rotina da garotada. A partir da apresentação, os alunos irão elaborar atividades textuais ou artísticas relacionadas ao assunto com a ajuda de seus professores, para participarem do Concurso JACAMASA. As produções farão parte de uma exposição no Parque Raimundo Malta. As melhores serão publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano. Os professores responsáveis pelas turmas envolvidas receberam um tablet, para valorizar e ajudar o trabalho desenvolvido em sala de aula.

O PEA é desenvolvido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) em parceria com o Programa Terra Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente, e a próxima escola a recebe-lo será o CEM Giovania de Almeida, na próxima terça-feira, 10.set.2019.

CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

10/09/19 – CEM GIOVANIA DE ALMEIDA – 01 turma
12/09/19 – CEM ANTÔNIO LÚCIO – 02 turmas
17/09/19 – CEM PRESIDENTE MÉDICI – 02 turmas
19/09/19 – CEM IATE CLUBE – 02 turmas
24/09/19 – CEM TOMAZ F. GARCIA – 02 turmas
26/09/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 turmas
01/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 turmas
03/10/19 – CEM ARMANDO C. GHISLANDI – 02 turmas
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 turmas
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 turmas
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 turmas

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteAlunos do CEM Dona Lila aprendem sobre educação ambiental com o JACAMASA
PUBLICIDADE

Últimas notícias