• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Gincana interescolar de BC visa aumentar o aproveitamento do resíduo reciclável

As unidades escolares - Centros Educacionais e Núcleos Infantis, receberão semanalmente as tarefas a serem desenvolvidas

Uma ação que envolve a comunidade escolar da Rede Municipal de Balneário Camboriú, com o objetivo de aumentar ainda mais o aproveitamento do resíduo reciclável na cidade, iniciou esta semana nas 45 unidades escolares, envolvendo 16 mil estudantes. É a Gincana Interescolar ReciclaBC que objetiva transmitir aos alunos, professores, familiares, funcionários das unidades e comunidade em geral, conceitos de sustentabilidade, por meio de incentivo à separação de resíduos recicláveis. A Gincana iniciou no dia 19 e segue até 31 de outubro.

A Gincana é uma parceria entre as secretarias da Educação, Meio Ambiente, e a concessionária Ambiental, responsável pelo recolhimento de todo lixo do Município, e leva às escolas a campanha de sensibilidade a favor da reciclagem de resíduos, chamada ReciclaBC, iniciada este ano em Balneário Camboriú.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As unidades escolares – Centros Educacionais e Núcleos Infantis, receberão semanalmente as tarefas a serem desenvolvidas. “Toda segunda-feira as escolas recebem uma tarefa para ser feita durante a semana. E essa tarefa não é restrita aos alunos, mas deve ser devenvolvida por toda a comunidade. Esse é nosso objetivo; através dessa gincana, conscientizar toda a comunidade escolar e, consequentemente, toda a cidade”, informa a secretária da Educação, Rosangela Percegona Borba.

Confecção de um mascote com material reciclável e reaproveitável; divulgar o ReciclaBC nas redes sociais; fazer desenhos em cartazes sobre o tema; coletar e acondicionar óleo de cozinha em garrafas pets; implantar separação do lixo, com lixeiras identificadas e cartazes feitos pelos alunos; são algumas das nove tarefas pautadas para a competição entre as unidades municipais.

Uma comissão organizadora envolvendo as secretarias e a Ambiental está montada, e definirá o corpo de jurado para o julgamento das tarefas cumpridas e também para dar suporte às escolas e unidades infantis durante o cumprimento das ações.

Para a premiação dos três primeiros colocados das escolas estão reservados 30 chromebook e quatro tablets. Para a educação infantil os três primeiros lugares recebem um computador completo, seis tablets e um projetor. A premiação é ofertada pela concessionária Ambiental, e será entregue em 1º de novembro, quando o mascote, as fotografias e vídeos feitos durante a gincana, estarão expostos. O local e horário desse evento será divulgado posteriormente pela comissão organizadora.

Saiba Mais
A ReciclaBC, campanha de sensibilização a favor da reciclagem de resíduos de Balneário Camboriú, iniciada em janeiro deste ano, elevou o percentual de qualidade de coleta seletiva em mais de 2%. De acordo com dados exibidos pela Rede Globo em julho (programa Fantástico), a média nacional de aproveitamento do resíduo reciclável é de 3%. Com a ReciclaBC, esse aproveitamento em Balneário Camboriú aumentou para 5,3%.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteGincana interescolar de BC visa aumentar o aproveitamento do resíduo reciclável
PUBLICIDADE

Últimas notícias