• O portal de notícias de Balneário Camboriú

BC contratará estudo sobre aparecimento de Briozoários e Diatomácea

Nesta quarta-feira foi registrado novamente o aparecimento das macroalgas na praia

WA4HF8UV 02 e1544046452925
Divulgação

Em breve, o Município de Balneário Camboriú lançará um termo de referência para contratação de estudos que possam subsidiar ações com relação aos Briozoários e Diatomáceas, espécies exóticas, que nos últimos anos, estão mais frequentes na Orla da praia Central. Nesta quarta-feira (05), foi registrado novamente o aparecimento das macroalgas na praia.

Entre as ações que serão executadas pelo Município estão o monitoramento da avifauna, de microrganismos, dos cetáceos, da dispersão da pluma de sedimentos, da pesca artesanal, do clima de ondas e da dinâmica praial e levantamento arqueológico subaquático. “Esse conjunto atende as condicionantes da Licença Ambiental que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu para a Alimentação Artificial da Praia Central, mas mais do que isso, nos respalda para garantir o monitoramento da praia, posterior a intervenção”, explicou a diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os pesquisadores ainda não sabem de onde as algas estão vindo, mas informam que elas não são prejudiciais aos banhistas. A ocorrência desta quarta-feira é semelhante às últimas registradas no Pontal Norte e Barra Sul. Foi identificada a presença de Bryopsis sp., um gênero diferente do que tinha ocorrido nos meses anteriores deste ano. Este gênero ocorre normalmente em água salobra com elevado grau de trofia e possui uma cor verde escura, o que por consequência intensificou a coloração da mancha. No Pontal Norte havia também a microalga Amphitetras antideluviana, bentônica, que já ocorre normalmente e estava em maior densidade.

Estudos ambientais

Desde o começo de 2018, o Município e duas instituições de ensino realizam estudos para tentar localizar colônias de diatomáceas e briozoários, organismos marinhos que aparecem na Praia Central de Balneário Camboriú. Iniciado em janeiro, o estudo para localizar os organismos exóticos é desenvolvido em parceria entre a SEMAM, Univali e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com ajuda da Empresa Ambiental é feito o monitoramento diário das arribadas na praia. Além disso, já ocorreram atividades para identificar onde estão fixados os organismos marinhos, com uso de embarcação e do equipamento Trenó Oceanográfico de Reboque (TOR), que faz filmagens do fundo do mar. Mergulhadores também auxiliam.

Até o momento, os pesquisadores não localizaram as colônias de diatomáceas e briozoários no fundo do mar. Quando surgem na praia, os organismos estão desprendidos das colônias e mortos. As arribadas de diatomáceas e briozoários foram vistas pela primeira vez em Balneário Camboriú em 2004.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteBC contratará estudo sobre aparecimento de Briozoários e Diatomácea
PUBLICIDADE

Últimas notícias