• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Expedição ‘Pelos Olhos do Rio’ irá percorrer de barco o Rio Camboriú na próxima segunda-feira, 5

Objetivo é identificar irregularidades, como esgoto clandestino, ocupações irregulares e depósito de entulho nas margens do rio

rio camboriu bc
Divulgação

Balneário Camboriú e Camboriú assinaram neste ano um pacto histórico em prol do principal rio que banha os municípios: o Rio Camboriú. A união entre as duas cidades visa recuperar a qualidade ambiental e paisagística do rio e contribuir para o desenvolvimento territorial e de atividades da economia verde. Na próxima segunda-feira, 5, a partir das 8h30, será feita a expedição “Pelos Olhos do Rio” onde de barco será percorrido o trecho do rio que vai da Barra Sul até a ponte de Camboriú. O objetivo é identificar irregularidades, como esgoto clandestino, ocupações irregulares e depósito de entulho nas margens do rio.

Sempre que olhamos o rio, o avistamos da terra. Agora, vamos olhar de dentro do rio para as margens, como se fosse o rio olhando pra cidade e identificando todas as agressões que ele vem sofrendo”, falou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd. “Nosso objetivo é identificar as irregularidades e depois fazer um trabalho de conscientização com a população das duas cidades para que, junto com o poder público, cuidem do Rio Camboriú”, finalizou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A expedição “Pelos Olhos do Rio” terá a presença de representantes da SEMAM, Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (FUCAM) e do Comitê Rio Camboriú. Partindo às 8h30 da foz do rio, na Barra Sul, seguindo até a ponte de Camboriú, os técnicos e as equipes acompanhadas dos gestores de ambas as secretarias irão vistoriar e registrar as atuais condições deste percurso do Rio Camboriú.

A fiscalização faz parte da “Semana do Meio Ambiente” que começa neste domingo, 4, e segue até sexta-feira, 9. A programação inicia com o “Movimento pela Sustentabilidade”. Atividades como coleta de óleo de cozinha usado, coleta de lixo eletrônico, varal literário e informações da SEMAM ocorrerão na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 8h30. Já às 10h terá início a passeata com bicicletas, skate, patins e roller do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC Projeto Oficinas). Os alunos e demais participantes trarão sua mensagem de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Além disso, haverá o lançamento do projeto Preservação e Uso Responsável do Morro do Careca, no dia 07 de junho, uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação. Alunos da educação infantil do município participarão de oficina promovida pela Associação de Voo Livre do Morro do Careca. Na ocasião será feito o plantio de árvore nativa e está agendada uma apresentação teatral. O evento ocorre em dois horários, das 8h30 às 10h e das 14h às 16h. Outros projetos e ações diversas voltadas à sustentabilidade e conservação ambiental ocorrerão durante toda a semana nos Núcleos e Centros Educacionais Municipais, promovidos pelo Programa Terra Limpa. (Veja a programação completa no arquivo abaixo do texto).

Sobre o Pacto pelo Rio Camboriú

A ideia visa a implantação de parques fluviais, espaços verdes, estruturas e equipamentos de recreação, educação, esporte, turismo e lazer. A estratégia promove a recuperação da qualidade ambiental e paisagística do Rio Camboriú, e contribui para o desenvolvimento territorial e de atividades da economia verde. Além disso, permite a criação de novas oportunidades de trabalho.

O desafio dessa estratégia é fazer com que o Município e o cidadão se voltem para o Rio Camboriú, conhecendo-o, conservando e respeitando”, falou Luiz Henrique Gevaerd. Estas soluções já possuem diretrizes, que incluem a produção e desenvolvimento do Plano Master de Organização Físico Territorial para o rio e seu entorno imediado (margens e calha). Este plano tem como objetivo principal a proposição de rumos que orientem a recuperação de sua biodiversidade e paisagem natural, para dar início a um planejamento de seu território de abrangência de forma ordenada e sistêmica.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteExpedição 'Pelos Olhos do Rio' irá percorrer de barco o Rio Camboriú...
PUBLICIDADE

Últimas notícias