• O portal de notícias de Balneário Camboriú

FAMAI recebe apresentação de trabalho sobre áreas verdes de itajaí

Engenheira Ambiental utilizou a técnica de geoprocessamento

FAMAI recebe apresentação de trabalho sobre áreas verdes no município
Divulgação

A Engenheira Ambiental Jamilli Girardi finalizou a sua graduação analisando a ocupação do solo e quantificando as áreas verdes existentes no perímetro urbano do município de Itajaí. Para isso, contou com a ajuda do seu orientador, o Prof. Dr. Marcus Polette. Na última terça-feira, 25, a engenheira apresentou seu trabalho de conclusão de curso para a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAMAI).

O diagnóstico das áreas verdes no município de Itajaí foi realizado por meio da técnica de geoprocessamento que permite o uso de informações cartográficas. Também foi aplicado um questionário a fim de levantar o perfil e a percepção da população quanto às áreas verdes. As áreas verdes são espaços, públicos ou privados, com predomínio de vegetação, preferencialmente nativa, natural ou recuperada destinados aos propósitos de recreação, lazer, melhoria da qualidade ambiental urbana e proteção dos recursos hídricos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Essas áreas verdes estão presentes numa gama de situações, como por exemplo, nas praças, parques, florestas e unidades de conservação urbanas (UC). Além disso também estão em áreas de preservação permanente (APP) segundo o Ministério do Meio Ambiente.

É fundamental que conceitos como as áreas verdes sejam integrados ao planejamento local, pois além de contribuírem para a manutenção da biodiversidade, o conforto térmico, para a paisagem e qualidade de vida, minimizam os impactos provocados pelo processo de urbanização, como a impermeabilização do solo.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteFAMAI recebe apresentação de trabalho sobre áreas verdes de itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias