• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Inscrições abertas para o processo seletivo 2015.1 do IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 3 de novembro para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no primeiro semestre de 2015. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.455 vagas em 17 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. São 2.998 vagas em 85 cursos técnicos e 457 vagas em 25 cursos de graduação. Todos os cursos são gratuitos.

No Vale do Itajaí, são oferecidas vagas em Gaspar e Itajaí, para diversos cursos (veja as vagas abaixo). A novidade para este processo seletivo é a abertura do curso técnico integrado em Mecânica, período matutino, no Câmpus Itajaí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Câmpus Araranguá e os cursos técnicos do Câmpus Palhoça Bilíngue não possuem taxa de inscrição. Candidatos doadores de sangue e de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 24 de outubro, conforme procedimentos detalhados nos editais de ingresso disponíveis no link: http://ingresso.ifsc.edu.br/novo/editais/197-editais-abertos.

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (http://ingresso.ifsc.edu.br/novo/), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC, para candidatos que não possuem acesso à Internet.

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 23 de novembro, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Câmpus Araranguá e os cursos técnicos do Câmpus Palhoça Bilíngue não terão prova. Para esses cursos, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise socioeconômica.

Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 30 de novembro. O vestibular é composto por duas provas, uma realizada no período da manhã e outra no período da tarde. Todos os candidatos devem fazer as duas provas.

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 15 de dezembro. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no Portal de Ingresso (http://ingresso.ifsc.edu.br/novo/). Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

 

Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos Proeja são voltados para pessoas que não concluíram os estudos em idade regular. Esses cursos são ofertados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integram a educação profissional com a formação básica.

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são cursos mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior. As licenciaturas são destinadas à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

 

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

 

Novidades

Nesse processo seletivo, o IFSC conta com quatro novos cursos técnicos e seis novos cursos de graduação. Os novos cursos técnicos são: técnico subsequente em Guia de Turismo no Câmpus Garopaba, técnico integrado em Mecânica no Câmpus Itajaí, técnico concomitante em Agropecuária no Câmpus São Miguel do Oeste e o técnico concomitante em Mecânica no Câmpus Xanxerê.

Os novos cursos de graduação são: curso superior de tecnologia em Design de Moda no Câmpus Araranguá, curso superior de tecnologia em Alimentos no Câmpus Canoinhas, Engenharia Mecatrônica no Câmpus Criciúma, Ciências da Computação no Câmpus Lages, curso superior de tecnologia em Alimentos no Câmpus São Miguel do Oeste e o curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia no Câmpus Urupema. Com exceção de Araranguá, esses são os primeiros cursos de graduação de todos os câmpus.

 

Outros cursos

Além dos cursos técnicos e de graduação, o IFSC está com inscrições abertas também para três cursos de qualificação profissional integrados ao Ensino Fundamental (Proeja FIC). Para esses cursos, não há cobrança de taxa de inscrição e nem prova. A seleção dos candidatos é feita por meio de sorteio público. Ao todo, são 120 vagas em três cidades: Florianópolis, Palhoça e Iporã do Oeste.

 

Confira abaixo os cursos que estão com inscrições abertas em Gaspar e Itajaí:

Câmpus Gaspar

Técnico integrado em Química (matutino) – 40 vagas
Técnico integrado em Informática (matutino e vespertino) – 35 vagas
Técnico concomitante em Modelagem do Vestuário (noturno) – 30 vagas
Técnico subsequente em Administração (noturno) – 40 vagas

Câmpus Itajaí

Técnico integrado em Mecânica (matutino) – 40 vagas
Técnico subsequente em Eletroeletrônica (vespertino) – 25 vagas
Técnico subsequente em Aquicultura (noturno) – 30 vagas

Click CamboriúNotíciasEducaçãoInscrições abertas para o processo seletivo 2015.1 do IFSC
PUBLICIDADE

Últimas notícias