• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Últimos dias de inscrições no processo seletivo do IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos, de graduação e Proeja. Ao todo, são 2.838 vagas em 77 cursos distribuídos em 15 cidades do estado. Na região do Vale, são 250 vagas para cursos técnicos nos câmpus Gaspar e Itajaí.

As aulas para todos os cursos começam no segundo semestre de 2014. Todos os cursos são gratuitos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Para cursos técnicos e de graduação, o prazo final para inscrições é 19 de maio. Já para os cursos Proeja, voltados à educação de jovens e adultos, o prazo vai até 16 de junho.

Há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30 e para os cursos de graduação é de R$ 40 e deve ser paga até 20 de maio.Para os cursos Proeja e técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue, a inscrição é gratuita para todos os candidatos.

O vestibular para os cursos de graduação será realizado em 8 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 15 de junho. O curso Proeja/Técnico do Câmpus Chapecó e técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue terão como processo seletivo a análise socioeconômica. Já para o curso Proeja/FIC do Câmpus São Miguel do Oeste a seleção é por sorteio público – caso haja mais candidatos inscritos do que vagas.

A lista dos candidatos aprovados para cursos técnicos e de graduação será divulgada em 11 de julho e para cursos Proeja em 25 de junho.
Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC. O curso técnico do Câmpus Palhoça Bilíngue, especializado na educação de surdos, têm aulas em língua portuguesa e em língua brasileira de sinais (Libras).

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são as Engenharias que, por serem mais abrangentes, possibilitam uma área de atuação maior. Os cursos de licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico. Nesse processo seletivo, não há vagas para cursos de licenciatura.
Já os cursos Proeja integram a educação profissional técnica ou de formação inicial e continuada (FIC) com a educação de jovens e adultos (EJA) de nível fundamental ou médio.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. Os cursos Proeja FIC (câmpus Palhoça Bilíngue e Urupema) são os únicos que não possuem reserva de vagas, já que seu processo seletivo é por sorteio.

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos e Proeja é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações, devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.
O detalhamento do sistema de cotas pode ser conferido nos editais.

Assistência estudantil

O IFSC possui o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs), que oferece um benefício financeiro mensal para alunos em situação de vulnerabilidade social que possa prejudicar suas atividades letivas. As inscrições abrem no início de cada semestre, após o início das aulas.

Confira abaixo os cursos oferecidos na região:

Câmpus Gaspar
Técnico integrado em Química (matutino) – 40 vagas
Técnico concomitante em Administração (noturno) – 40 vagas
Técnico concomitante em Informática (noturno) – 40 vagas
Técnico concomitante em Modelagem do Vestuário (noturno) – 30 vagas

Câmpus Itajaí
Técnico subsequente em Eletroeletrônica (vespertino) – 40 vagas
Técnico subsequente em Pesca (noturno) – 30 vagas
Técnico subsequente em Aquicultura (noturno) – 30 vagas

Click CamboriúNotíciasEducaçãoÚltimos dias de inscrições no processo seletivo do IFSC
PUBLICIDADE

Últimas notícias