• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Grupo RBS demite 40 jornalistas, mas nega crise financeira

grupo rbsHá uma semana, o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, divulgou comunicado sobre a demissão de 130 funcionários da empresa. No texto, o executivo não deixou claro quais áreas seriam afetadas pelo passaralho. Em apuração do site Coletiva.net, a diretora de comunicação corporativa da organização, Anik Suzuki, afirmou que o corte atingiu 40 jornalistas. Segundo as informações do site, as mudanças resultaram no fechamento de sucursais de Zero Hora e o enxugamento em outras equipes, como a de jornaleiros, que perdeu 45 profissionais.

Estão na lista de demitidos os jornalistas Klécio Santos, editor-chefe da sucursal em Brasília; Alexandre Bach e André Feltes, editor-chefe e editor de Fotografia do Diário Gaúcho; Clever Moreira, editor de Cidades do Pioneiro; Sérgio Negrão e André Pinheiro, editor-chefe e editor assistente do jornal Hora de Santa Catarina; Sicilia Vechi, editora de Geral do Diário Catarinense; e Gabriel Fiori, gerente executivo das rádios de Santa Catarina. As reportagens de A Notícia e Jornal de Santa Catarina também foram atingidas pelo passaralho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O aviso das demissões na RBS provocou reação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. Em seu site, a entidade afirmou, na semana passada, que o tema causa “preocupação” e que a ação “revela clara intenção de reduzir gastos demitindo os principais responsáveis pela produção de conteúdo da empresa”. Presidente da instituição, Milton Simas não poupou críticas à empresa de comunicação. “Recebemos esta notícia, que não é novidade e apenas comprova com o que já tínhamos em off. Ou seja, as demissões vão passar dos 250”, disse.

Para auxiliar os demitidos do Grupo RBS, o sindicato afirmou nesta semana que os ex-funcionários terão acesso a programas de incentivo à qualificação e à recolocação do mercado de trabalho, ofertados pelo Governo do Estado. A ideia é possibilitar condições para que os trabalhadores demitidos possam se readequar às vagas disponíveis no mercado.

A entidade afirma que, nos próximos dias, vai fazer levantamento da situação de cada categoria atingida pelas demissões. O diagnóstico vai ajudar na organização dos cursos e na distribuição das vagas.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosGrupo RBS demite 40 jornalistas, mas nega crise financeira
PUBLICIDADE

Últimas notícias