- PUBLICIDADE -

Estado deve cerca de R$9 bilhões para o governo federal

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

100reais
A proposta é a redução da taxa de juros de 6% para 2%. Foto: divulgação

Governo catarinense tem uma dívida líquida de R$9,98 bilhões com o governo Federal, de três reais pago dois vão para pagar a dívida. O Governo do Estado já pagou cerca de 200% do valor contratado e, pelas regras contratuais, ainda deve quase 130% do valor recebido.

A dívida consome 13% da Receita Líquida Real do Governo do Estado e inviabiliza investimentos em áreas importantes para Santa Catarina, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.

O secretário da Fazenda, Nelson Serpa, esteve em Brasília na manhã desta quinta-feira (1º) para fomentar a discussão sobre a necessidade de repactuação e sensibilizar os parlamentares para que apoiem o Estado na diminuição das taxas de juros do contrato. Um dos senadores que apoiaram a causa foi o senador Luiz Henrique da Silveira, que disse que irá colocar a pauta no senado.

Taxa de juros do contrato de 1998

Quando celebrados, em 1998, os contratos previam taxa de juros de 6%, um importante subsídio da União, pois a média de inflação dos seis anos anteriores foi de 758%. No entanto, no cenário atual, a taxa de 6% se transformou numa sangria de recursos dos Estados em favor do Governo Federal. Somada ao IGP-DI, a taxa supera a Selic, que é paga pela União na captação dos recursos.

Proposta

A proposta é a redução da taxa de juros de 6% para 2% e a obrigatoriedade da destinação exclusiva da economia em investimentos nos Estados. Outra justificativa para a revisão dos contratos é a decisão do Supremo Tribunal Federal de vedar o uso da Tabela Price, que aplica juros sobre juros, a fórmula prevista nos contratos com o Governo Federal.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.