• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Madrugada fria: Resgate Social faz rondas e retira pessoas das ruas

Foto: Arquivo PMBC
Foto: Arquivo PMBC

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, está em força tarefa devido ao frio intenso que chegou ao litoral catarinense. Na madrugada desta terça-feira (23), foram retiradas das ruas de Balneário Camboriú 21 pessoas em situação de vulnerabilidade. Três delas, foram encaminhadas com problemas de saúde para o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), mas já passam bem.

O fiscal de Migração, Vanderlei Eduardo, atua há quatro anos na Casa de Passagem do Migrante, e explica que o Resgate Social conta com as rondas da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para fazer a verificação das vias. ”O serviços de todos esses órgãos nos ajudam cem por cento na retirada de pessoas das ruas. Realizamos rondas e vistorias 24 horas por dia, e o trabalho exige um processo delicado, pois ainda há uma minoria que se recusa ser ajudada”, contou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernardino, as rondas são constantes e por todos os lugares do município: “Ao visualizar alguém dormindo na rua, praças ou até mesmo em depósitos de lixos, por exemplo, todo Guarda Municipal ou a própria Polícia Militar aborda e questiona sobre a estadia da pessoa no local. Durante a abordagem é realizado o diálogo, para tentar convencê-los a serem ajudados e encaminhados ao Resgate Social”. O diretor explica ainda que, se a pessoa se recusa a ser ajudada, não há como obrigá-la a sair do local.

A comunidade balneocamboriuense também pode ajudar. A Casa de Passagem do Migrante está em atenção total com a campanha de inverno, onde toda doação é bem vinda, como roupas, calçados, alimentos e até mesmo roupas de cama. ”O cidadão pode ligar e cadastrar o número de telefone para contato. E, em seguida, retornamos a ligação para realizar o cadastro de endereço, para o qual enviamos um motorista e coletamos o donativo”, informou Vanderlei.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisMadrugada fria: Resgate Social faz rondas e retira pessoas das ruas
PUBLICIDADE

Últimas notícias