Nesta segunda-feira (7/10), teve início na Penitenciária Masculina de Itajaí o curso de banho e tosa, uma das atividades do programa ReabilitaCÃO, voltado para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. A primeira turma do curso é composta por 10 internos do regime semiaberto, que estão recebendo capacitação em técnicas de cuidados com animais de estimação, como parte de um esforço maior para facilitar sua reintegração social após o cumprimento da pena.
De acordo com a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções da comarca de Itajaí, “o curso é fundamental para a qualificação profissional no processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade”. A capacitação profissional é uma ferramenta crucial para que os internos estejam mais preparados para ingressar no mercado de trabalho ao deixarem o sistema prisional.
O curso faz parte de uma série de ações de ressocialização implementadas pela penitenciária, que têm como foco o desenvolvimento de habilidades que ampliem as oportunidades futuras dos internos.
Sobre o programa ReabilitaCÃO
O programa ReabilitaCÃO, desenvolvido pelo Governo do Estado com apoio da Justiça Estadual e recursos da Justiça Federal, tem como objetivo principal a ressocialização dos apenados, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender práticas de cuidado com animais resgatados de maus-tratos. Além de promover a empatia e o cuidado, a iniciativa prepara os internos para o mercado de trabalho com cursos de auxiliar veterinário, além das técnicas de banho e tosa.
O programa conquistou reconhecimento nacional, sendo premiado na 27ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria de bem-estar animal, considerado o “Oscar do Meio Ambiente” no Brasil, uma premiação criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.