• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Emasa passa a envasar água e distribuir para órgãos municipais e eventos públicos

A água também está sendo usada pela Autarquia em reuniões e no balcão de atendimento.

Emasa envasou mais de 30 mil copos de água em fase
Renata Furlanetto / Divulgação

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) reativou a máquina envasadora de copos de água, que estava parada há pelo menos nove anos. Na fase experimental, por cerca de dois meses, foram envasados 32.300 copos de água, sendo para uso da Autarquia em reuniões e no balcão de atendimento, e distribuídos em órgãos municipais, eventos públicos e atividades de entidades sem fins lucrativos.

O equipamento é totalmente mecânico: dosa, envasa, sela e carimba os copos com a data de fabricação, produzindo até três mil unidades por hora. A máquina fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) e a água envasada é captada direto na estação, a mesma que vai para a casa dos consumidores. Durante a produção, um técnico coleta pelo menos quatro amostras para análise, garantindo a qualidade da água distribuída.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Essa é uma ação de divulgação permanente para conscientizar todos sobre a qualidade do principal produto da Emasa, a nossa água. A mesma água que vai para a torneira da população, é envasada e agora servida em reuniões e eventos de órgãos públicos e também estamos disponibilizando para ações de entidades”, disse o diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

A máquina envasadora foi comprada em 2010 por R$ 118.500,00, mas nunca foi usada, a não ser para testes. De acordo com o gerente Administrativo, Luis Henrique Gewehr Cardoso, como o equipamento estava parado durante anos, precisou de alguns ajustes para o seu funcionamento, como a manutenção quanto a vedação e substituição de alguns itens. “Solicitamos uma visita técnica da empresa fornecedora da máquina, que avaliou a necessidade de trocar algumas peças para colocar em operação, e garantir a qualidade da água envasada e distribuída”, explicou Luis Henrique.

Para sua perfeita operação, além da assistência técnica e substituição de algumas peças, como: filtros, lâmpada ultravioleta, marcador de validade, mangueiras, entre outros; uma sala foi adequada para a correta instalação da máquina envasadora. Alguns servidores também foram capacitados para operar o equipamento. A Emasa realizou ainda, um Pregão de registro de preço para aquisição de caixas de papelão, copos plásticos personalizados e selos de alumínio para seladora de copos para o envasamento da água.

Qualidade da água

A água captada, tratada e distribuída aos consumidores pela EMASA, apresenta-se de acordo com os padrões de qualidade e potabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação n°5/2017 (anexo XX) do Ministério da Saúde, seguindo todas as determinações estabelecidas, assegurando a qualidade e potabilidade da água tratada e distribuída à população.

Click CamboriúNotíciasEmasa passa a envasar água e distribuir para órgãos municipais e eventos...
PUBLICIDADE

Últimas notícias