• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Câmara aprova empréstimo de equipamentos de BC a cidades em situação de emergência

Atualmente, um ato de solidariedade pode gerar improbidade administrativa, e o prefeito poderia até mesmo ter o mandato cassado

O plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou, na sessão desta quarta-feira, 29.maio.2019, o Projeto de Lei 03/2018, do vereador David La Barrica (PSB), que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a ceder máquinas, equipamentos e pessoal aos municípios de Santa Catarina que declarem situação de emergência ou estado de calamidade pública. O texto foi aprovado com onze votos favoráveis, um contrário, duas abstenções e quatro ausências.

David La Barrica explica a motivação do projeto: “Hoje, se acontece uma catástrofe em uma cidade vizinha, digamos Camboriú, nós aqui de Balneário não conseguimos ajudar. Caso ajudássemos, isso poderia gerar uma improbidade administrativa, e o prefeito poderia até mesmo ter o mandato cassado. Atualmente não existe uma lei que permita que Balneário Camboriú empreste uma retroescavadeira ou outra máquina que auxilie cidades em necessidade. Por isso decidi propor esse projeto”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foi aprovada também a Emenda 01, do vereador Nilson Probst (MDB), que modifica o Art. 1º do projeto e determina que a cessão poderá ser feita a municípios limítrofes a Balneário Camboriú.

“O projeto, da maneira que estava, permitia que, se houvesse um problema lá em Rio do Sul, por exemplo, o prefeito poderia disponibilizar uma máquina para aquele município, e não acho que isso seja justo. Acho que nós temos que disponibilizar equipamentos, numa emergência, aos municípios vizinhos a nós, como Camboriú, Itajaí, Itapema, enfim, no máximo os municípios da AMFRI [Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí]”, argumenta Nilson.

Como teve uma emenda aprovada, o projeto segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final, antes de ser enviado para sanção do prefeito.

O que diz o PL 03/2018

De acordo com o projeto, as máquinas, equipamentos e pessoal serão cedidos para o restabelecimento dos serviços públicos essenciais, tais como desobstrução e recuperação de vias limítrofes, estendendo-se também aos setores de saúde, trânsito e segurança, a juízo do Município de Balneário Camboriú.

O controle de máquinas, equipamentos e pessoal cedido será de competência do Poder Executivo de Balneário Camboriú, que deverá atuar conjuntamente com o órgão competente do município beneficiado. As despesas de locomoção das máquinas, equipamentos e pessoal até os municípios atingidos correrão por conta das dotações orçamentárias vigentes.

A prefeitura de Balneário Camboriú expedirá decreto especificando as máquinas, os equipamentos e pessoal a serem cedidos, estipulando um prazo determinado para cessão.

Cabe ressaltar que o Poder Executivo regulamentará a lei, no que couber, no prazo de 90 dias, contados da sua publicação.

Click CamboriúNotíciasCâmara aprova empréstimo de equipamentos de BC a cidades em situação de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias