• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Palestra e apresentações artísticas marcam encontro para agricultoras em Camboriú

17ª edição do evento reuniu mulheres trabalhadoras do campo nesta quinta-feira

Palestra e apresentações artísticas marcam encontro para agricultoras em Camboriú
Divulgação

Cerca de 70 mulheres de Camboriú se reuniram nesta quinta-feira, dia 26, para a 17ª edição do Encontro das Agricultoras. As moradoras, que trabalham na área rural do município, assistiram a uma palestra sobre plantas alimentícias não convencionais e apresentações artísticas, além de participar de um almoço especial. O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura e pela Epagri no salão da Capela Nossa Senhora do Rosário, que fica na localidade do Braço.

O extensionista da Epagri, Oderlei Marcio Anschau, explica que o encontro valoriza o trabalho das mulheres no campo e celebra o dia internacional da agricultura familiar, comemorado no dia 25 de julho. “As mulheres não são valorizadas. A carga horária de trabalho dessas agricultoras é grande, começando dentro de casa e continuando ao longo do dia. Esse evento ajudou a reconhecer todo o esforço, já que elas são os alicerces das famílias e seguram as pontas”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Marli Terezinha Wiggers Rosa, de 59 anos, trabalha com agricultura desde criança. Natural de Urubici, ela puxava cavalo e boi enquanto os pais plantavam verduras – batatinha, feijão, pepino, tomate, entre outros. Aos 17 anos, saiu de casa e casou-se com Crispiano Rosa Neto, que tempos depois assumiu a presidência do Sindicato Rural do município por dois mandatos consecutivos.

“Atualmente, sou vice-presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Camboriú, só que não trabalho mais. Comecei a ter problemas nos ossos, acredito que decorrentes dos trabalhos pesados, e precisei me afastar”, compartilha a moradora da localidade do Braço. “Eu gostava de tudo que fazia. Cuidar do gado, tirar leite. Tenho muito orgulho da minha profissão e da minha história”.

Para o prefeito Elcio Rogério Kuhnen, as mulheres são a estrutura mais forte de uma casa. “Muitos moradores de Camboriú vivem da renda oriunda da agricultura familiar. É um trabalho sofrido, mas vocacionado. As agricultoras do município são guerreiras, chefes de família. Nada mais justo que realizemos a manutenção dessa atenção especial, como feito durante o encontro”, declara.

Hortaliças negligenciadas

O 17° Encontro das Agricultoras de Camboriú iniciou como uma palestra sobre plantas alimentícias não convencionais – conhecidas também como hortaliças negligenciadas ou não tradicionais. A fala foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Euclides Schallenberger, que apresentou exemplos de plantas e flores que podem reforçar a alimentação. “Essas plantas são excelentes alimentos, apesar de pouco conhecidas. No entanto, elas eram consumidas e entraram em desuso, seja por falta de conhecimento ou devido a urbanização”, pontua.

Dentre as plantas apresentadas estão o Araçá-do-campo; Beldroega, rica em ômega 3 e potássio; Capuchinha, com alto teor de vitamina C; Inhame; Moringa Oleífera, definida com a hortaliça negligenciada mais promissora do mercado; Serralha; e Tupinambo, rico em ferro, fósforo, potássio e inulina, que auxilia na prevenção da diabetes. “Nosso objetivo era proporcionar um momento de lazer às agricultoras e a troca de conhecimentos. Não há dúvidas de que alcançamos esse objetivo”, analisa a secretária interina de Agricultura, Tanalu Garcia Simões.

Click CamboriúNotíciasPalestra e apresentações artísticas marcam encontro para agricultoras em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias