• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria da Pessoa Idosa irá auxiliar na prevenção do Alzheimer

Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), lança nessa quinta-feira, 17, o Mental ∞ Idade

Idoso com Alzheimer 2
Divulgação

Para trabalhar na prevenção do Alzheimer, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), lança nessa quinta-feira, 17, o Mental ∞ Idade. O projeto será coordenado por duas psicóloga, uma gerontóloga e musicoterapeuta e dois estagiários da faculdade de música. O curso será toda quinta e sexta, das 15h às 17h.

De acordo com a gerontóloga e musicoterapeuta Cassiara Gomes, a iniciativa da Prefeitura Municipal dentro da SPI, visa acolher as pessoas com mais idade. “Precisamos as deixar mais saudáveis e com autonomia 100%”, explica ela. Através da música, será desenvolvido um trabalho para resgatar a memória afetiva deles, prevenindo e auxiliando na recuperação das lembranças”, pontuou ela.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A psicoterapia vem para ajudar os familiares e pessoas próximas a lidar com a doença da melhor maneira possível e com os menores danos psicológicos. A secretária da Pessoa Idosa Christina Barichello, que também é psicóloga, o portador de Alzheimer tem no ambiente familiar ser o melhor espaço para estimulação social, para o contato de afeto e possibilidade de acompanhamento da rotina e das atividades diárias propostas por um profissional para o tratamento. “É muito importante que o ambiente em que se encontra o doente esteja limpo e organizado, pois evita dessa forma, sintomas comportamentais como a agitação, delírios e alucinações. Também é essencial que esse ambiente ofereça paz e seja um ambiente em harmonia, para que o doente sinta prazer em estar ali evitando ao máximo que ele fique tenso”, falou ela.

O psicólogo irá dar suporte aos familiares e desenvolver atividades que melhorem a capacidade cognitiva e sensorial do portador de demência. Também terá como papel ajudar a lidar com essa nova demanda, essa nova realidade e emoções geradas por essa realidade. O objetivo da psicoterapia é preservar ao máximo a qualidade de vida dos que cercam esse paciente assim como a qualidade de vida do próprio portador da doença. Ensinar a compreender os novos comportamentos e os sintomas, acompanhar de maneira que garanta ao máximo os menores prejuízos psicológicos assim como ajudar na estimulação do portador de Alzheimer ao longo do tratamento, enfim, a lidar com tudo isso de maneira que se possa diminuir o sofrimento de todos os envolvidos nesse processo.

A oficina será permanente e pessoas com mais de 60 anos e seus familiares podem participar. Os encontros acontecem na sede da Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822, nº 614. Para inscrição é necessário documento com foto e comprovante de residência.

Click CamboriúNotíciasSecretaria da Pessoa Idosa irá auxiliar na prevenção do Alzheimer
PUBLICIDADE

Últimas notícias