• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto de Lei para Desburocratização será apresentado nesta quinta-feira

O prefeito Fabrício Oliveira vai apresenta o Projeto na sede do CDL/SINCOMÉRCIO

Prefeitura bc
Arquivo PMBC

Nesta quinta-feira (05), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, apresenta o Projeto de Lei de Desburocratização, que simplifica o processo de abertura de microempresas e empresas de pequeno porte no município. Na ocasião, fará a entrega simbólica ao presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Souza Júnior. O evento será às 9h, na sede do CDL/SINCOMÉRCIO, localizado na Rua 902, nº 530.

O projeto trata da implantação de processo eletrônico de concessão do alvará de licença e localização, do registro de pessoas físicas e jurídicas, do sistema de integração, e institui o tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e à empresa de pequeno porte na cidade, para que fique em conformidade com as normas previstas no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar Federal nº. 123, de 14 de dezembro de 2006.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para o prefeito Fabrício Oliveira, a modernização da legislação para micro e pequenos empresários permitirá incremento na atividade econômica da cidade e consequentemente, da receita do Município. “O projeto que apresentamos à Câmara moderniza, simplifica e agiliza a legislação e os processos referentes a microempresas e empresas de pequeno porte no Município, diminuindo a burocracia e os custos para as empresas e para a Prefeitura”, pontua o prefeito. “Com isso, fomentaremos a criação de empresas e empregos formais, o que trará mais desenvolvimento econômico, emprego e renda, para a nossa cidade”, completa.

O projeto de lei foi elaborado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMÉRCIO), Corpo de Bombeiros, Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE BC), Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú (SINDICONT), Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (ACIBALC) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (SESCON).

Abaixo, algumas medidas previstas no Projeto de Lei da desburocratização que será encaminhado a Câmara:

– Processo de abertura de empresa e concessão de alvará 100% eletrônico;
– Análise de viabilidade para abertura dos estabelecimentos automática e sem custo, exceto para as atividades classificadas como alto grau de risco perante o plano diretor;
– Classificação de grau de risco tomando por referência as Leis e normas Estaduais (Vigilância Sanitária; Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros):
* Sem grau de risco: atividades de prestação de serviços desenvolvidas, sem estabelecimento físico ou armazenamento de produtos em sua sede, na condição de “Escritório Virtual”. Sem vistoria.
* Baixo grau de risco: permite o início de operação do estabelecimento sem a necessidade da realização de vistoria prévia. (Alvará provisório por 180 dias, convertendo-se em definitivo após as vistorias).
* Alto grau de risco: atividades econômicas que exigem vistoria prévia por parte dos órgãos e das entidades responsáveis pela emissão de licenças e autorizações, antes do início do funcionamento da empresa. Com vistoria prévia.
– Emissão do alvará de licença e localização provisório pelo sistema integrador em até cinco dias úteis para as atividades econômicas classificadas como sem grau de risco ou baixo grau de risco.

Click CamboriúNotíciasProjeto de Lei para Desburocratização será apresentado nesta quinta-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias