• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Parque Raimundo Malta será reestruturado e terá Plano de Manejo

O parque ficará fechado para visitas e acesso às trilhas ecológicas nos próximos seis meses

Parque Raimundo Malta
Arquivo PMBC

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú informa que o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta estará fechado para visitas e acesso às trilhas ecológicas nos próximos seis meses. A medida atende determinação do Ministério do Meio Ambiente, para que seja elaborado o Plano de Manejo do Parque, já que não possui. Ainda é preciso que todas as instalações sejam reestruturadas. Nesse período, as atividades administrativas permanecem em funcionamento.

A educadora ambiental do Programa Terra Limpa, desenvolvido pela Semam, Viviane Ordones, afirma que a suspensão foi solicitada pelo prefeito Fabrício Oliveira e pelo secretário Ike Gevaerd logo nas primeiras semanas do atual Governo. “O Ministério do Meio Ambiente determina que uma unidade de conservação deve elaborar um Plano de Manejo nos primeiros cinco anos de funcionamento. O Parque completa 24 anos em 2017 e ainda não possui, por conta disso foi solicitado de imediato este período de avaliação”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A educadora salienta que toda a estrutura do Parque já está sendo repensada. “Recebemos em torno de mil alunos por mês e mais de 300 visitantes nos fins de semana, por conta disso, é necessário uma estrutura adequada para receber este grande número de pessoas. Pensamos em reestruturar as trilhas de uma forma educativa, para que de fato ocorra a educação ambiental durante o percurso. Além disso, banheiros e outras estruturas serão reformadas para garantir a segurança e bem-estar de todos”, disse.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Plano de Manejo é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

O Departamento Fitoterápico, que fica no Parque, mantém a distribuição dos chás medicinais à comunidade. O atendimento acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h.

Click CamboriúNotíciasParque Raimundo Malta será reestruturado e terá Plano de Manejo
PUBLICIDADE

Últimas notícias