• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Reação alérgica a camarão provoca morte de médico que estava de férias em BC

Ele passou mal durante a madrugada após ingerir camarão

cleber volpato
Arquivo Pessoal

Um homem de 30 anos, que estava de férias em Balneário Camboriú, morreu na manhã deste sábado (28) após sofrer choque anafilático. Ele teve alergia alimentar depois de ingerir camarão.

O médico Cleber Volpato, natural de Paranavaí (PR), passou mal durante a madrugada e foi levado às pressas ao Pronto Socorro, mas após várias paradas cardíacas, acabou falecendo. Ele trabalhava no do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maringá, Paraná (PR).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Choque anafilático

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos, ou minutos, após estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos, por exemplo.

É considerado na medicina o último nível de gravidade de um processo alérgico. Em contato com alguma substância tida pelo organismo como uma espécie de inimiga, os vasos se dilatam, os líquidos extravasam, causando inchaço, os tecidos deixam de receber oxigênio, a glote fecha e dificulta a passagem de ar. Sobrecarregado, o coração para.

“É uma resposta rápida do organismo quando o paciente entra em contato com um alérgeno a que ele seja previamente sensível. A pressão vai a zero, podendo levar ao óbito”, define o médico Fábio Morato Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Click CamboriúNotíciasReação alérgica a camarão provoca morte de médico que estava de férias...
PUBLICIDADE

Últimas notícias