• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí deve começar a ser construída em dois meses

Obra é necessária para garantir que os Portos de Itajaí e Navegantes continuem na rota de navios cargueiros

O governador Raimundo Colombo, durante a permanência em Itajaí nesta segunda-feira (16), garantiu que a construção da Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí é uma obra necessária e urgente. Por isso, o governador assinou os documentos que garantem o começo da primeira etapa da construção, que tem um investimento de quase R$ 104 milhões, verba que é do Governo do Estado.

“Entendemos que essa obra precisa ser feita o quanto antes para garantir que os Portos de Itajaí e Navegantes possam receber navios maiores e com isso, continuem competitivos no mercado nacional. Hoje contamos com cinco portos em Santa Catarina e o Complexo Portuário de Itajaí é visto como muito importante, afinal cerca de 70 % das nossas importações ou exportações em Santa Catarina passam pelos terminais de Itajaí e Navegantes”, explica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com essa primeira etapa das obras, o Complexo Portuário de Itajaí poderá receber navios com até 335 metros, hoje entram nos terminais embarcações com no máximo 306 metros. A segunda etapa das obras, que ainda não tem prazo para iniciar, vai aumentar o calado para receber navios ainda maiores, com até 366 metros.

O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina (Sindaesc), Marcello Petrelli, explica que existe a necessidade de imediatamente possibilitar a entrada de navios maiores, porque muitos armadores já estão incluindo esse tipo de navio em suas operações. “Quando um armador tem um navio maior e nosso complexo não pode receber, nossos portos não perdem apenas um navio, perdem a chance de receber todos os navios que fariam aquela linha. Por isso, se não houver mudança, vamos perder competitividade. Além disso, toda a cadeia de comércio exterior e logística que fica aqui na região, vai migrar para outros estados, causando desempregos aqui”, afirma Petrelli.

Click CamboriúNotíciasNova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí deve começar a...
PUBLICIDADE

Últimas notícias