• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Academia do Pontal Norte completa um mês e mais de 300 alunos

Foto: Celso Peixoto
Foto: Celso Peixoto

A Academia Municipal Pontal Norte completa um mês neste sábado (30) e comemora o sucesso contabilizando cerca de 350 alunos ativos. Praticamente todos os horários disponíveis já estão com capacidade máxima e a Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) já está com lista de espera. A academia funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 16h às 21h, ao sábados das 9h às 12h e das 16h às 20h e no domingo das 9h às 12h. O equipamento é administrado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e o serviço é gratuito para toda a comunidade.

A Academia do Pontal Norte possui mais de 15 aparelhos profissionais de musculação feitos em aço inoxidável e oferece acompanhamento de quatro profissionais de educação física, além de efetivo administrativo, para garantir a frequência e a evolução física de cada aluno e o bom uso e segurança do local. O equipamento foi constituído nos moldes de outros, pioneiros nos Estados Unidos. Esta é a terceira academia no Brasil e a primeira do Sul do país com aparelhos profissionais em aço inoxidável, pensados para suportar as ações do tempo ao ar livre e próxima ao mar, por isso não deve ser coberta. Nos dias de chuva os aparelhos não poderão ser utilizados, porém ela permanece aberta com instrutores e administrativo a disposição da comunidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o professor de Educação Física da Academia, Charles Silva, o movimenta superou as expectativas e pessoas de todas as idades estão participando. “Temos grupos heterogêneos em todos os horários. Desde as 7h até as 21h recebemos jovens, adultos e idosos, todos compartilhando o espaço e os aparelhos. Nós instrutores nos incumbimos de dar a atenção específica e personalizada para cada aluno”, explica.

O superintendente da FMEBC, Sandro Bernardoni, informa que no horário que compreende o meio-dia até as 16h as atividades com os aparelhos foram suspensa, afim de preservar a saúde dos alunos e seguir as recomendações quanto a exposição ao sol. “A princípio, esperávamos atender cerca de 500 alunos com todos os horários cheios, como optamos por reduzir o horário, essa expectativa também foi alterada. Cerca de 350 alunos estão praticando atividades na Academia do Pontal Norte e já estamos com fila de espera”, explica.

A lista de espera é formada com base nos dados do preenchimento da ficha de inscrição, junto à Academia. O diretor Administrativo da FMEBC, Paulo Roberto Carneiro, explica que as pessoas estão sendo chamadas por ordem de data do pedido de inscrição, conforme há desistência. “Se algum aluno falta por um período considerável, os instrutores e o administrativo entram em contato com o próximo da lista oferecendo o horário disponível”, conta.

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, salienta que o objetivo da Academia é proporcionar à comunidade uma estrutura diferenciada e auxiliar na promoção da saúde e da qualidade de vida. “Nós temos uma atenção especial com a saúde pública e a Academia do Pontal Norte, assim como as outras 19 academias ao ar livre que temos em nossa cidade, é um equipamento que nos auxilia a promover a saúde da nossa população”, ressalta.

Para participar
Qualquer pessoa acima de 15 anos de idade pode utilizar o equipamento, basta seguir o regulamento. As atividades são desenvolvidas de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê a realização de exercício físico três vezes por semana, por até 50 minutos, com três séries de 12 a 15 repetições. Essa é a orientação da OMS para considerar indivíduo ativo e para garantir a melhora da qualidade de vida. O regulamento rege que, para fazer a matrícula, é necessário apresentar um documento e identidade e atestado médico comprovando a aptidão física. É preciso preencher a ficha de cadastro, fazer a avaliação física e agendar os horários. A academia é gratuita e a frequência será controlada, caso haja faltas o horário pode ser cedidos para outros interessados.

Click CamboriúEsporteAcademia do Pontal Norte completa um mês e mais de 300 alunos
PUBLICIDADE

Últimas notícias