• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Lei Aldir Blanc: Artesãos contemplados com o Prêmio Artesanato recebem recursos

O Prêmio selecionou propostas de quatro artesãos com produção autoral e trabalhos relacionados à iconografia da cidade

BALNEÁRIO CAMBROIÚ – Os artesãos aprovados no “Prêmio Artesanato Cultura BC”, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, foram contemplados com recursos federais na semana passada. Eles terão a produção fomentada via lei nº 14.017 (Lei Aldir Blanc), a qual prevê auxílio financeiro ao setor cultural em razão da pandemia de Covid-19.

O Prêmio (edital 007/2020) selecionou propostas de quatro artesãos com produção autoral e trabalhos relacionados à iconografia da cidade. Cada um recebeu R$ 3 mil. O recurso da Lei Aldir Blanc objetiva possibilitar que os artesãos comprem insumos, montem um portfólio de produtos e retomem a vida econômica. Em contrapartida aos recursos recebidos, os artesãos disponibilizaram as peças selecionadas no Prêmio para serem expostas ao público.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Os produtos de contrapartida do edital 007 já estão sendo entregues na Fundação Cultural e sendo fotografados para divulgação. A difusão dos produtos se dará pelas feiras, pela Feira On-line ( https://culturabc.com.br/feira-online ) e em exposições que a Fundação Cultural pretende fazer em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol). A intenção do edital foi premiar os artesãos cuja produção está alinhada com as orientações do Programa do Artesanato Brasileiro, com pesquisa, identidade, uso materiais locais ou a icnografia da cidade como tema”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins.

As peças de contrapartida (saiba mais sobre elas abaixo) não serão vendidas. O intuito é divulgar o artesanato da cidade.

Produtos contemplados no Edital 007/2020

Artesão Luiz Duarte Neto
Produtos com madeiras de recolhimento e reaproveitamento, com temática marinha.
Chaveiro Peixinho, Kit de Peixe Prendedor, Peça Cardume – peça decorativa, Porta-chave de parede.
 
Artesã Rosane de Melo Ronau Hadlich
Pedras Portuguesas pintadas à mão com a icnografia típica das casas de localidades com ocupação luso-açoriana.
 
Artesã Maria Cristina Zonta Amaya
Kits petiscos “Rio dos Robalos”, composto por três travessas em cerâmica, a temática alusiva a uma das prováveis origens do nome “Camboriú”.
 
Artesã Lurdes Leonora Barrior
Peças decorativas, com aproveitamento de conchas e cascalho, com temas de barquinho e outros temas litorâneos

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaLei Aldir Blanc: Artesãos contemplados com o Prêmio Artesanato recebem recursos
PUBLICIDADE

Últimas notícias