• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Festival Folia das Falas chega ao Teatro Municipal de Itajaí

teatro
Foto: Divulgação

A segunda edição de um dos maiores eventos literários da região chega ao Teatro Municipal de Itajaí nesta segunda-feira (27). O Festival Folia das Falas traz neste ano a poesia nas suas mais diferentes formas e suportes, ao alcance de todos, através de espetáculos teatrais no Municipal e nas Ruas, contação de histórias, saraus literários e apresentações musicais. Das nove atrações do evento, o Teatro Municipal recebe quatro espetáculos teatrais, inclusive um, é internacional, de um grupo da Argentina. Todas as peças são gratuitas.

O Festival Folia das Falas inicia a semana com a peça teatral “Evocações”, baseada na obra poética de Cruz e Sousa, o espetáculo é pontuado com trechos da biografia do poeta, utilizando diversos recursos cenográficos e de atuação. A sessão inicia às 20h30. Na terça-feira (28), o Teatro Municipal recebe o espetáculo “Entre a Rosa e a Espada”. Na cozinha e na sala de uma casa aconchegante duas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços. As sessões ocorrem às 15h e 20h30, no Teatro Municipal de Itajaí

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na quarta-feira (29), sobe ao palco atores internacionais para a peça teatral “La Conspiracion de Los Objetos”, da Cia Periplo, da Argentina (Buenos Aires). A montagem inicia às 20h30 e conta com enredo de três personagens que têm que evocar fragmentos selecionados de uma obra que parece eterna. Inconscientes de serem ratos de experiência interpretarão situações cênicas musicais, que os projetarão como seres do século XXI. O último espetáculo da programação a ser apresentada no Teatro Municipal, é uma peça infantil da Cia Téspis, de Itajaí. “Lili reinventa Quintana” inicia às 14 horas. A montagem é uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana.

Saiba mais sobre o Folia das Falas

Organizado pelo Setor de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC), de Itajaí, o Festival Folia das Falas visa possibilitar a discussão e reflexão pela estética da palavra. Tanto, que o destaque da programação de seis dias, é protagonizado pela poesia. Mas é claro, de um jeito diferente. Neste evento a poesia aparece nos palcos e nas ruas, por meio de encenações, na música, nas vozes de músicos como Alegre Corrêa, Guinha Ramires, Daniel Lucena, Volnei Varaschin e Arnou de Melo. E é claro, nas vozes de quem mais entende de poesia, dos poetas Celso de Alencar, Péricles Prade e Rodrigo de Haro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

27/08 – Espetáculo “Evocações”
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Horário: 20h30
Sinopse: Tendo como base a obra em prosa poética Evocações, de Cruz e Sousa, o espetáculo é uma criação conjunta da Périplo Cia Teatral e da atriz Luiza Lorenz, com direção de Andrea Ojeda. Pontuado com trechos da biografia do poeta, três textos em prosa são encenados, utilizando diversos recursos cenográficos e de atuação que valorizam e dão ao texto um outro patamar de leitura, valorizando e redescobrindo a obra através da atuação e da encenação.

28/08 – Espetáculo “Entre a Rosa e a Espada”
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Horários: 15h e 20h30
Sinopse: Na cozinha e na sala de uma casa aconchegante duas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços. Os leões, unicórnios, reis e princesas presentes nos contos fazem parte do universo fantástico de Marina Colasanti. Entre a Espada e a Rosa, Entre o Leão e o Unicórnio e Longe Como o meu Querer – os contos preferidos delas são repletos de símbolos que revelam algo de essencial presente em cada mulher.

29/08 – Espetáculo Internacional “La Conspiracion de Los Objetos” Cia Periplo (Argentina)
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Horário: 20h30
Sinopse: São três os que têm que evocar fragmentos selecionados de uma obra que parece eterna. Inconscientes de serem ratos de experiência interpretarão, numa leitura à primeira vista, situações cênicas musicais, que os projetarão como seres do século XXI. Sem o mundo sonhado e atravessados por circunstâncias, heranças, crenças e construções que direcionam o comportamento, operam dentro de limites de uma realidade já revelada, escrita. Uma sorte de espelho quebrado, de reflexo distorcido, de imagem alterada. Autópsia do homenzinho atual, a Conspiração dos objetos nos lança a um mundo que necessita somente de indivíduos funcionais.

30/08 – Espetáculo “Lili reinventa Quintana”
Local: Teatro Municipal de Itajaí
Horário: 14h
Sinopse: “Lili reinventa Quintana” é uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana. Era uma vez uma menina chamada Lili… que sonha… perdida entre caixas, livros, fragmentos de histórias. Então é necessário encontrar o que fazer e a chave para sair deste lugar. Uma viagem por mundos construídos através das palavras, histórias e poemas de Quintana.

30/08 – Espetáculo “O sonho de Natanael”
Local: Colégio Estadual Dep. Nilton Kucker
Como chega: Rua Alfredo Trompowski, 506 – Vila Operaria Itajaí – SC.
Horário: 15h30
Sinopse: O Sonho de Natanael conta a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas toda ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, toadas, e muitas brincadeiras que fazem parte do imaginário coletivo.

30/08 – A letra na música de Daniel Lucena
Participação de Volnei Varaschin
Local: Hotel Marambaia Cabeçudas
Horário: 20h30
Sinopse: O músico Daniel Lucena vai além de suas composições, mostra o lado poético de suas letras. Canções estas, que marcam a cena da música catarinense. E para o sarau musical entrar em outro embalo, o público é convidado a apreciar a boa música popular brasileira com o também compositor Volnei Varaschin.

31/08 – Espetáculo “Amor por Anexins”
Local: Rua Hercílio Luz em frente ao Museu Histórico de Itajaí
Horário: 18h
Sinopse: Três atores, com figurinos de época e pernas-de-pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês através de anexins (ditados populares e provérbios). Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por conta do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar Anexins durante meia hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contra regragem cênica.

31/08 – Poesia e Jazz
Poetas convidados: Celso de Alencar, Péricles Prade e Rodrigo de Haro.
Músicos convidados: Arnou de Melo, Daniel Montero, Willian Goe, Tatu, Alegre Corrêas, Guinha Ramires e Serginho do Trombone e Evandro Hasse
Local: Hotel Marambaia Cabeçudas
Horário: 20h30
Sinopse: O elenco de 11 artistas selecionados a dedo traz para Itajaí, a junção da poesia e da música em alto estilo. Não basta falar de música de qualidade, esse grupo faz e interpreta o que há de melhor na cena musical. Seria como uma junção daqueles antigos boêmios, que hoje formam a história dos movimentos mais importantes da música brasileira. “Poesia e Jazz” traz um álbum refinado e além de poético.

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaFestival Folia das Falas chega ao Teatro Municipal de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias