• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil de Itajaí alerta para inundações em áreas ribeirinhas no final da tarde deste domingo

Pico do Rio Itajaí-Açu às 3h aumenta preocupações e regiões ribeirinhas estão sob ameaça

A Defesa Civil de Itajaí emitiu um alerta à população neste domingo (08) sobre o risco de inundações graduais, previstas para iniciar no final da tarde, a partir das 16h. Esse aviso considera o nível alarmante do Rio Itajaí-Açu, que atingiu seu pico às 3h da madrugada, alcançando a marca de 9,49 metros, e o nível do Rio Itajaí-Mirim, que atingiu 6,76 metros em Brusque por volta das 00h30.

A preocupação é que as condições climáticas atualmente observadas possam resultar em um cenário semelhante ao registrado em outubro de 2015, quando 59 ruas da cidade foram afetadas pelas cheias.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os moradores que residem nas áreas mais baixas dos bairros de Salseiros, Murta, Cordeiros (parte baixa), Cidade Nova, Nova Brasília, Canhanduba, Dom Bosco, São Vicente, Bambuzal, Imaruí e Itaipava, especialmente aqueles próximos às margens do rio Itajaí-Mirim, devem permanecer em alerta. Caso necessário, os moradores podem buscar refúgio em um dos abrigos ativados pela cidade para garantir sua segurança.

Até o momento, três abrigos estão em funcionamento: o Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, localizado na rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros, que já acolhe 68 pessoas. Este local tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas. O Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, situado na rua Estefano José Vanolli, nº 1029, bairro São Vicente, conta com 10 pessoas abrigadas e também tem espaço para cerca de 200 pessoas. Além disso, o Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), na rua José Pereira Liberato, nº 1398, bairro São João, está disponível como abrigo e possui acessibilidade para pessoas com deficiência.

A Defesa Civil de Itajaí manterá a população informada com novas avaliações e projeções ao longo do dia, levando em consideração o volume de chuvas registrado, os níveis dos rios e as marés. É fundamental acompanhar as atualizações em defesacivil.itajai.sc.gov.br.

Previsão de Mais Chuva

Após atingir seus picos na madrugada, os rios em Blumenau (9,49m) e Brusque (6,76m) estão em processo de redução na manhã deste domingo (08). Entretanto, essas águas seguem em direção a Itajaí, com o pico de transbordamento previsto para as 16h, embora variações possam ocorrer e precisam ser monitoradas.

Moradores das áreas ribeirinhas devem estar especialmente alertas, especialmente aqueles que foram afetados pelas cheias em outubro de 2015. Os níveis atingidos em Blumenau e Brusque nesta madrugada são semelhantes aos registros daquela época.

Neste momento, o rio Itajaí-Açu na estação da Murta está em alerta com 2,46 metros e entrará em estado de emergência, com risco de transbordamento, quando atingir 3,3 metros. O rio Itajaí-Mirim retificado, na estação da Colônia Japonesa, também está em alerta com 2,36 metros e entrará em emergência quando atingir 2,5 metros. Outro ponto em alerta é o rio Itajaí-Mirim canal antigo (Itamirim) com 2,03 metros, entrando em emergência quando atingir 2,25 metros.

A partir da tarde deste domingo (08), a previsão aponta para chuvas volumosas, com acumulados estimados entre 70 e 100 milímetros no Litoral Norte e Vale do Itajaí, o que pode agravar ainda mais o cenário de inundação gradual durante a madrugada de domingo para segunda-feira (09). Apenas nas últimas 24 horas, Itajaí já registrou uma média de mais de 50 milímetros de chuva.

O Que Fazer em Caso de Inundações:

  • Priorize a segurança da vida, de familiares, amigos e animais;
  • Notifique imediatamente o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação;
  • Proteja documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e locais protegidos;
  • Eleve móveis, eletrodomésticos e pertences;
  • Mantenha água potável, roupas e remédios à disposição, caso precise evacuar rapidamente;
  • Desconecte aparelhos elétricos;
  • Feche registros de água e gás;
  • Mantenha lanternas e baterias prontas;
  • Feche portas e janelas com segurança;
  • Não deixe crianças desacompanhadas em casa;
  • Evite transitar em locais inundados;
  • Incentive pessoas que vivem em áreas de risco a sair de casa durante as chuvas;
  • Tenha um local seguro planejado onde você e sua família possam se abrigar ou vá para um abrigo municipal;
  • Evite o contato com a água de inundações, pois ela pode transmitir doenças. Use botas, luvas ou sacos plásticos para proteção.
Click CamboriúClimaDefesa Civil de Itajaí alerta para inundações em áreas ribeirinhas no final...
PUBLICIDADE

Últimas notícias