• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Santa Catarina registra o primeiro evento de neve do ano

Fenômeno começou a ser registrado pela manhã, associado à combinação de umidade, pela presença de uma frente fria, e de frio, com o avanço de uma massa polar para o Sul do Brasil

SANTA CATARINA – Nesta segunda-feira, 28.jun.2021, foi registrado o primeiro evento de neve do ano em Santa Catarina, em áreas do Planalto Sul, Meio-Oeste e Oeste. O fenômeno começou a ser registrado pela manhã, associado à combinação de umidade, pela presença de uma frente fria, e de frio, com o avanço de uma massa polar para o Sul do Brasil. No mapa abaixo, observam-se os municípios que reportaram registro de neve e chuva congelada em SC até o início da tarde do dia 28/06: neve em Água Doce, Bom Jardim da Serra, Irani, São Joaquim, Urupema e Urubici; chuva congelada em Abelardo Luz, Lages e São Domingos.

mapaneve
Mapa de localização dos municípios com registro de neve e chuva congelada em SC no dia 28/06/2021, até 14h. (Elaborado por: Maikon Alves – Técnico em Meteorologia).

Qual a diferença entre a neve e chuva congelada, e porque é tão fácil confundir os dois fenômenos? Neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d´agua suspenso na atmosfera, em geral em forma hexagonal. A chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e é tipo um granizo pequeno, que cai e salta, fazendo até barulho, às vezes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
temperatura instantanea
Temperatura do ar em Urubici/SC entre 22 e 28/06/2021 (Fonte: Epagri).

À medida que a massa fria avança, as temperaturas vão declinando em SC no decorrer desta segunda (28/06), como pode ser observado na figura acima, da temperatura dos últimos dias em Urubici/SC. No início da tarde, foram registradas temperaturas inferiores a 5°C em grande parte do interior de SC (cores em verde e azul no mapa da figura abaixo). E as temperaturas declinam ainda mais no período da noite, permanecendo a condição de neve à tarde e noite, em especial no Planalto Sul.

mapa de temperatura
Mapa de temperatura em SC no dia 28/06/2021, 14h (Fonte: estações monitoradas na Epagri, de propriedade da Epagri, INMet, Casan e outras instituições).

A partir de terça-feira (dia 29/06), o frio úmido, propício para a neve, dá lugar a um frio mais seco e a condição torna-se favorável para geada no estado.

Click CamboriúClimaSanta Catarina registra o primeiro evento de neve do ano
PUBLICIDADE

Últimas notícias