- PUBLICIDADE -

Chuva causa alagamentos e deixa Defesa Civil em alerta

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

A chuva registrada nesta sexta-feira em Santa Catarina causou alagamentos e deixa a Defesa Civil estadual em alerta máximo para as próximas horas. A situação é mais grave no Vale do Itajaí e no Litoral Norte do Estado. Blumenau, uma das cidades que mais sofrem com a enchente em Santa Catarina, registrou, em apenas 24 horas, mais da metade da chuva prevista para o mês inteiro.

De acordo com os dados do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram), o município registrou precipitação de 65 mm. A média histórica de todo o mês é de 90 mm.

Deslizamentos de terra fizeram com que a Defesa Civil local removesse, por precaução, duas famílias de suas casas, nos bairros Vorstadt e Nova Esperança. Técnicos ainda percorreram áreas de risco na tarde desta sexta-feira para avaliar a necessidade de remover mais moradores.

Apesar da chuva, a Defesa Civil afirmou que não há risco de transbordamento do rio Itajaí-Açú. No final da manhã, a água estava 4,6 m acima do normal. As primeiras ruas de Blumenau são alagadas quando o nível chega aos 8 m.

Alagamentos foram registrados em Jonville e Itajaí, que decretou estado de alerta. No norte catarinense, a queda de um eucalipto deixou três cidades às escuras: São Francisco do Sul, Araquari e Balneário Barra do Sul. Equipes das Centrais Elétricas do Estado (Celesc) realizam manutenção na área afetada.

O meteorologista Marcelo Martins, do Ciram, informou que a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) e de um jato subtropical devem deixar os próximos dias chuvosos em Santa Catarina. Apesar disso, a chuva não deve ser tão intensa quanto a das últimas 24 horas. “No sábado, o volume esperado varia entre 5 a 20 mm. No domingo, o volume varia entre 20 a 40 mm”, afirma. “A proximidade de uma massa de ar frio, aliado a umidade, deixa as temperaturas baixas e a sensação de frio. A variação entre a temperatura mínima e máxima será pequena até o início da próxima semana”.


COMENTE ABAIXO ⬇

Telegram: participe do canal do Click Camboriú

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Galeria M.I.U. inaugura lado B com a exposição engenhariaREVERSA neste sábado, 12

A Galeria M.I.U. e o artista ONESTOdiesel convidam a todos para o pocketshow e uma tarde de texturas, contrastes, cores, vinhos e um bom papo
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.