• O portal de notícias de Balneário Camboriú

“Homofobia”, o assunto do dia

O assunto do dia hoje em Balneário Camboriú foi “homofobia”. Li durante o dia todo no facebook as mais diversas opiniões sobre o caso da 2me. Primeiramente, fico muito feliz de ver que, apesar da grande maioria julgar sem sensatez, ainda tem gente que questiona e não sai julgando levianamente a casa noturna.

Um fato: a agressão aconteceu. Pra mim, o segurança que agrediu não era nada mais que um cara arrogante, estúpido, violento e covarde. Ele exagerou no que fez, isso eu concordo! Acredito sim que pode ter havido ofensas, como ter chamado a vítima de “viadinho”, entre outras coisas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Só que há relatos, não só de funcionários, mas como do público que estava presente na casa, de que o grupo do rapaz estava incomodando muita gente, de maneira eufórica e descontrolada. Por isso, acusar a 2me de homofobia, sendo que boa parte dos frequentados da casa são gays (eu inclusive brinco, chamando a 2me de boate gls disfarçada), é uma leviandade!

Foi o segurança que agrediu, e a casa leva a responsabilidade por isso, sim. Mas rotular a boate de homofóbica, e fazer com que o fato repercuta nacionalmente desta maneira, é tão covarde quanto a agressão. Todos os jornalistas e meios de comunicação que assim o noticiaram foram irresponsáveis!

Só lembrando: não concordo com a agressão, e penso que ela foi desnecessária e o segurança não agiu de maneira profissional. Mas também não concordo que rotulem a casa de homofóbica, por causa da atitude de um segurança covarde. Acusação é coisa grave! Tão grave quanto a agressão. As máculas ficam.

Lamentável que tanta gente julgue antes de colocar isso tudo em uma balança.

9 COMENTÁRIOS

  1. eu concordo q nada justifica agressão,mais
    acho que assim como os gays querem respeito eles também deveriam nos respeitar,pois ninguem tem que ficar vendo dois homens se beijarem na boca,nada contra mais acho isso falta de respeito com o proximo,por q eles não vão em um lugar mais apropriado?até mesmo pra eles não se exporem tanto,isso é o q penso.

    • Eduarda! Querida se não quiser ver gay tanto homem quanto mulher se beijando vc vai ter que ficar em casa entocada,e não tem nada de proibido nisso,não estão agredindo ninguem nem desrespeitando ninguem,não estão roubando. Isso preconceito e não desrespeito como vc acha ta na hora de vc procurar uma psicologa pq essa é a realidade.Cada um vive a opção sexual que escolher e se fosse seu filho ou sua filha será que vc pensaria da mesma forma????

    • Seu LIXO. É por causa de pessoas como você que temos que viver em guetos. Vá você se trancar em casa com seu namorado (se é que você tem alguém que te ature) e fazer coisas normais, como beijar, andar de mãos dadas, abraçados… Nem deveria responder ao teu comentário, mas, sabe, ignorância me tira tanto do sério. Lixo desumano!

    • “As pessoas ainda não estão preparadas para ver dois homossexuais se beijando”, ouço muitas vezes essa afirmação, como se devêssemos esperar pela aprovação das pessoas para nosso afeto, como é difícil para as pessoas tentarem se colocar no lugar das outras, um trabalho que deveria ser bem simples mas como é complicado, imaginemos o contrário que virássemos para um casal hétero e disséssemos que eles deveriam manter suas demonstrações de afeto escondidas porque as pessoas não estão acostumadas, será que achariam correto? Quando um casal de sexodiversos (aqueles que fogem a heteronormatividade imposta) anda de mãos dadas ou trocam demonstrações de afeto em público ele nada faz de diferente dos outros casais, e não, eles não estão querendo enfiar goela abaixo seu modo de ser, ao menos não mais que qualquer outro casal, se as pessoas acham estranho, mais ainda deveria ser feito para que a prática passasse a ser vista como comum, sem visibilidade não temos como acabar ou ao menos minorar o preconceito.
      Um exemplo claro disso é a participação feminina na política, a tempos não muito distantes a mulher era vista como incapaz para cargos eletivos, foi necessário uma lei que obrigasse os partido a terem um número mínimo de candidatos do sexo feminino para que começassem a serem vistas e acreditadas, será que sem essa visibilidade, a maioria acreditaria na capacidade da mulher? Provavelmente ela ainda estivesse sem voz, submissa aos caprichos de uma sociedade que apenas valoriza o cidadão branco, macho e heterossexual.
      Infelizmente a frase que inicia o texto não é a única e não a ouço apenas falada por heterossexuais, o preconceito mesmo entre os sexodiversos campeia, talvez por ouvirmos tanto que não somos “normais”, que devemos nos esconder, sermos invisíveis, acabamos por repetir essas atrocidades, me pergunto quando nos veremos como pessoas normais, tão dignas de direitos quanto os outros.
      Ouço pessoa perguntarem: “Como vou explicar a meus filhos, netos ou sobrinhos quando eles presenciarem um casal homossexual se beijando?”, essa realmente me faz rir, para não chorar, eu apenas digo já explicastes a eles quando eles veem um casal heterossexual se beijando que o beijo é apenas uma demonstração de afeto entre duas pessoas que se gostam? E me dizem – “Mas isso eles não perguntam.” – de pronto rebato – “e porque perguntariam da outra situação? Será que não foi você que a colocou como estranha para eles? Será que não colocou como “anormal”? Será que você não os está criando para serem os preconceituosos de amanhã? Por que será que eles não te perguntam porque aquela pessoa é negra (pelo menos não perguntam mais, pois essa já foi uma pergunta comum)? Talvez porque, nesse caso, já tenhas ao menos reduzido seu preconceito e não mais o passe a seus filhos, sobrinhos e netos.
      A sexualidade é algo inerente à pessoa, o desejo por essa ou aquela pessoa não é “passado” nem ensinado, por mais que alguns queiram dizer o contrário, vejamos o exemplo que tínhamos a algum tempo atrás quando os casais inter-raciais eram vistos como “anormais”, dizia-se que se as crianças vissem esses casais como coisa normal iriam querer se relacionar com pessoas “diferentes”, sei que hoje uma afirmação dessa, é vista como absurda, mas a relativo pouco tempo, era bem normal, agora pergunto, a visualização destes casais como normais alterou o desejo de alguém? Será que o desejo pode ser modificado? Acredito que a única coisa que pode ser modificado é a aceitação do desejo e não a quem ele é orientado, esta aceitação nos faz plenos já que podemos expressar e viver nossos desejos na sua plenitude sem nos enganarmos para tentar agradar ou ser aceito por quer quer que seja.
      Por esses e outros motivos devemos nos mostrar muito mais, vamos beijar muito, andar sempre de mãos dadas, trocando olhares apaixonados quem sabe dessa forma conseguimos diminuir o preconceito nosso de cada dia.

    • ninguém tem que ficar vendo dois homens se beijarem na boca. nada contra.
      nada contra??? por favor, assumam seus preconceitos.

    • quanto ao texto do pedro g.da rosa, receber homossexuais e a sua grana não torna um ambiente mais ou menos gay-friendly ou homofóbico. aliás, como se vê nos comentarios, ninguém é homofóbico, desde que o gay permaneça calado, contido, enrustido.
      quanto à agressão, pura e simples, que tipo de casa é esta, que lida com público pós-adolescente, que lhes vende bebidas alcoólicas, e que depois trata seus clientes na base da porrada? admissível é que se expulse um cliente que perturbe os demais. tirá-lo do ambiente e levá-lo para um canto escuro e espancá-lo é crime. e como acontece com qualquer negocio, este deve ser responsabilizado pelas ações dos seus funcionarios.
      por fim, como a declaração da casa e o depoimento dos seguranças são incoerentes, o mais provável é que o que aconteceu foi quererem ter dado uma lição no viadinho que ousou beijar outro na boca.
      e por mais que se esperneie, isto é homofobia.

  2. Concordo com quase tudo que você disse. Mas os jornalistas não acusaram ninguém de homofobia. Quem acusou foi o menino agredido e os jornais apenas relataram isso. Irresponsabilidade seria esconder uma parte da história contada pelo menino agredido.

  3. Porra, Pedro! Que matéria imparcial e tendenciosa hein, cara? Você deve ser amiguinho dos donos da boate, não é? Deve ser VIP naquele lixo… Jornalismo sério e isento é o que lhe falta!

  4. segurancas batem covardemente pessoas em boates em toda festa…so porque era um viadinho teve essa repercucao toda…nimguem fala que o viadinho tambem nao teve comportamento adequado dentro da festa…

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho Crítico"Homofobia", o assunto do dia
PUBLICIDADE

Últimas notícias