• O portal de notícias de Balneário Camboriú

A revolução mobile: A tecnologia que mudou o nosso cotidiano

O aumento cada vez maior do uso de smartphones mudou definitivamente, a forma de interação da nossa sociedade e deu origem a uma nova era: a era mobile

O desenvolvimento tecnológico e o aumento do uso de dispositivos móveis trouxe várias soluções para o dia a dia, possibilitando à população e o mundo corporativo uma grande evolução tecnológica. Segundo pesquisa divulgada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil terá cerca de 420 milhões de aparelhos móveis ativos até o fim de 2020. Entre os aparelhos, o uso de smartphones se destaca: segundo o levantamento, há hoje 230 milhões de celulares ativos no país.

Indicadores mostraram que o uso da tecnologia Mobile crescerá 6% ao ano até o fim de 2020. Existe uma previsão de que as compras por dispositivos móveis cheguem a US$200 bilhões em 2020, triplicando o valor registrado em 2017. Em função dessa expansão, o número de downloads de aplicativos tem um crescimento de 185% no mesmo período.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O impacto no mundo corporativo é gigantesco. Setores como o de e-commerce, que é como o comércio virtual é conhecido, possui grandes expectativas de crescimento, podendo atingir cerca de R$41,3 bilhões de faturamento anual. Cada vez mais, a demanda por profissionais capacitados em desenvolver serviços por meio de aplicativos cresce exponencialmente.

A evolução da era mobile está possibilitando um novo panorama ao mundo, uma vez que as atividades estão ficando mais práticas, rápidas, qualificadas e seguras. Conforme estudos, os usuários móveis são quatro vezes mais envolvidos do que aqueles que navegam apenas na web. Diante tais fatores, é vital que as empresas se encaixem nos novos cenários para atingir um novo patamar, principalmente no que diz respeito às novas atividades proporcionadas pela tecnologia.

Os tipos de atividades nos sinalizam como os usuários estão se comportando no ambiente mobile, trazendo novas ideias e direcionamento de pensamentos. Aos poucos, cada vez mais, os usuários vão buscando formas de complementar as suas atividades rotineiras e até fazer uma renda extra com isso. Aplicativos permitem, inclusive, que se tenha acesso a apostas de forma totalmente online, sendo possível jogar no app da br.netbet.com, por exemplo. Há também apps para relacionamentos, compras ou para complementar o seu trabalho, com lembretes e ajudas cotidianas.

As principais atividades, bem como a parcela da população que participa dessas atividades, são, respectivamente:

Mensagens Mobile: aplicativos de mensagens instantâneas são utilizados por 43% da população.

Vídeos no Mobile: 35% da população consome vídeos em seus dispositivos

Games: Os jogos vem ganhando cada vez mais jogadores no ambiente móvel, sendo 21% atualmente da população.

Banco no celular: As transações bancárias já são realizadas por mais de um quarto, 28%, da população.

Serviços de mapas e mobilidade urbana: Os aplicativos de mapas e de mobilidade urbana ganham cada vez mais adeptos, 33% é a representação atual.

Com o aumento do mercado consumidor de dispositivos móveis, cresceu, também,  a demanda por atividades de entretenimento, como games, filtros para alterar as fotos, etc. Com a conjuntura atual na economia mundial e o aparecimento da pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão passando mais tempo em casa, fazendo praticamente tudo através do celular, entre essas atividades está, claro, o lazer.

Várias desenvolvedoras de games famosas lançaram versões de seus jogos mais conhecidos, para as plataformas mobile. Hoje é possível encontrar, desde franquias conhecidas como Call of Duty, Pro Evolution Soccer e FIFA; até jogos que foram feitos inicialmente para dispositivos móveis e que, hoje, são um sucesso de público. Aplicativos como o “FaceApp”, que permite com que o usuário mude a sua aparência em fotos, também possuem grande aceitação no mercado.

E você, lembra como eram as coisas há 20 anos atrás, quando os celulares ainda não estavam em alta no Brasil? Sem dúvidas, as coisas mudaram, e um dos principais responsáveis por isso foram os smartphones. Qual será a nova grande tecnologia que pode mudar como nossa sociedade interage e vive?

Click CamboriúVida e EstiloTecnologiaA revolução mobile: A tecnologia que mudou o nosso cotidiano
PUBLICIDADE

Últimas notícias