• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Campanha educacional da Cãominhada será sobre cães-guias

A 9ª Cãominhada ocorre dia 14 de julho

Cãominhada bc balneario
Divulgação

A 9ª Cãominhada terá sua campanha educativa de conscientização voltada aos cães-guias. Com a frase “Aos seus olhos, um cão-guia. Aos meus, um mundo mais acessível”, o evento pretende conscientizar a população da importância de respeitar os cães-guias quando os encontrar nas ruas e valorizar o papel desses animais na sociedade. A Cãominhada ocorrerá em 14 de julho.

A diretora administrativa da Escola de Cães-Guia Helen Keller, Jhennifer Ferreira, conta que Balneário Camboriú é a cidade ideal para a socialização de cães, por ser cosmopolita. “Balneário Camboriú tem de tudo: shoppings, bares, supermercados, avenidas. Isso facilita o treinamento, possibilitando que o cão-guia tenha o melhor resultado”, diz. Jhennifer explica que a maior dificuldade é as pessoas não limitarem seus próprios cães e não se limitarem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A campanha vai abordar também os direitos dos cães-guias, de acordo com a Lei 11.126/05, que dá aos animais direito de acompanhar seus donos em quaisquer lugares, estabelecimentos e transportes.

Jhennifer ressalta que o cão-guia trabalha, mas não em escravidão. “As pessoas têm de entender que o cão-guia é um cão muito amado e querido. Mas, além de cão, ele é os olhos de alguém”, destaca Jhennifer. Os cães não são escolhidos por acaso. Jhennifer conta que, de cada 10 cães, apenas três conseguem se formarem guias. “Eles estão ali por um objetivo, foram treinados para isso. Só se torna cão-guia o animal que demonstra gostar e ser capaz de ajudar”.

A Escola de Cães-Guias Helen Keller existe há 18 anos e foi fundada pelo médico Augusto Luis Gonzaga, em Florianópolis. A sede em Balneário Camboriú foi consolidada em 2016. Nesses dois anos, quatro cães-guias foram entregues a deficientes visuais. Vanessa Amaral, diretora de marketing, explica que a escola se mantém a base de doações. Além de funcionários contratados, voluntários também podem fazer parte da família Helen Keller. Aos que desejarem fazer doações ou serem voluntários, basta acessar o site www.caoguia.org.br

O evento

A 9ª Cãominhada ocorre dia 14 de julho e faz parte do calendário de aniversário de 54 anos de Balneário Camboriú. Às 10h, os pets sairão da Praça Higino Pio e vão até a Praça Almirante Tamandaré, onde ocorrerão sorteios de brindes e apresentação da campanha educativa, com a participação da Escola Helen Keller.

A Organização Não Governamental (ONG) Viva Bicho, parceira da Cãominhada, estará vendendo camisetas do evento para arrecadar fundos para suas ações. As camisetas podem ser adquiridas na Papelaria Maria Cereja, com voluntários da ONG, no Grupo Riviera, ou no dia do evento.

Click CamboriúVida e EstiloPets & ciaCampanha educacional da Cãominhada será sobre cães-guias
PUBLICIDADE

Últimas notícias