• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Simpósio tratou sobre proteção animal nesta quarta-feira, em BC

Renata Narcizo, vereadora da causa animal de Itajaí, apresentou seus projetos realizados na cidade vizinha

Simpósio tratou sobre proteção animal nesta quarta feira renata narcizo
Divulgação

A rede de proteção animal existente no município, a adoção, o abrigo e a castração foram alguns dos temas discutidos na tarde desta quarta-feira, 13, no 1º Simpósio de Proteção Animal de Balneário Camboriú. O evento, ocorrido na Câmara de Vereadores, reuniu professores, especialistas em educação e demais interessados no assunto.

Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Programa Terra Limpa e Conselho de Proteção Animal (COMPA), o simpósio foi planejado para dar início a um projeto de educação ambiental voltado à proteção animal, especialmente os domésticos, que o Município pretende implantar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Nossos animais de estimação são membros da grande família humana”, disse a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones, na abertura do evento.

Presidente do COMPA e secretária de Gestão Administrativa, Karine Gomes destacou as ações que o Município desenvolve relacionadas à causa animal. Entre elas, estão a criação do salvamento 24h (pelo telefone 153) de animais de rua (para casos graves), a ampliação dos valores investidos na área e a aquisição de uma viatura nova para resgates da Guarda Ambiental.

O secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Ike Gevaerd, ressaltou a importância de parcerias que o Município tem com ONGs que cuidam de animais domésticos e silvestres. Com sede no Bairro Nova Esperança, a ONG Viva Bicho abriga animais domésticos abandonados e maltratados e encaminha-os para adoção. Em 2017, deram entrada na ONG 1.044 animais, entre cães e gatos. Foram doados 820. E houve 1.897 castrações. Atualmente, vivem no local 600 animais. “Não queremos que o abrigo seja o último lar deles. Por isso a gente trabalha em cima de adoções, fazendo feiras mensalmente. ONG não é a solução, não é deposito de animais, tem que ser só o último recurso para aquele que não tem para onde ir. Então, é preciso ensinar as pessoas desde crianças de que os animais têm de ser respeitados”, contou a presidente da Viva Bicho, Pamela Israelson.

Renata Narcizo, vereadora de Itajaí, é uma protetora animal que defende a causa, e durante o seminário apresentou aos presentes como é o seu dia a dia, e também falou sobre as lutas e conquistas até aqui enquanto vereadora em Itajaí.

Conheça algumas ações da Vereadora Renata em Itajaí:

Parcão – o primeiro parque exclusivo para animais em Itajaí.

parcao renata editedDesde o início do mandato, a parlamentar luta para a implantação do espaço. Após algumas conversas, Renata conseguiu o aval do prefeito, para implantar um espaço de lazer para os animais. A parlamentar também conseguiu fechar com a empresa Dalpet de Itajaí, que cedeu um para o parque. O parcão foi inaugurado em Outubro de 2017, e funciona diariamente.

Campanha de castração e microchipagem:

castração comunitariaA ação atende animais domésticos de cidadãos de baixa renda, e animais de rua, agindo desta forma diretamente no controle populacional de animais. Dois bairros já foram atendidos o primeiros foi a localidade a comunidade Vila da Paz, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde aproximadamente 500 animais, entre eles cães e gatos, foram castrados e receberam a microchipagem. A ação está acontecendo no bairro Imaruí, e até o final dessa etapa mais de mil animais devem ser atendidos no bairro.

“Campanha Eu Amo Pet”

eu amo pet
Divulgação

Campanha tem como objetivo arrecadar, com ajuda da comunidade, tampinhas de garrafas pet, em pontos de coletas estipulados pela vereadora, e após as pesagens, todo o valor arrecadado será doado para ongs beneficiadas pela campanha, que poderão, por exemplo, comprar ração, aplicar vacinas assim como utilizar para a castração dos animais.

Abrigo de inverno para moradores de rua aceita cães

A sugestão foi apresentada pela vereadora Renata Narcizo, em uma reunião com o Secretário de Assistência Social. Marinho prontamente atendeu ao pedido da Vereadora, e assim que o abrigo abriu as portas, os animais também foram bem-vindos.

Click CamboriúVida e EstiloPets & ciaSimpósio tratou sobre proteção animal nesta quarta-feira, em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias