• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é destaque em pesquisa do Ministério do Turismo

A avaliação faz parte da 7ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional

( Marcos Schafer / Divulgação)
( Marcos Schafer / Divulgação)

A cidade novamente é um dos destaques do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur). A avaliação faz parte da 7ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV), para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional. A cidade de Balneário Camboriú (SC) lidera o ranking das 65 cidades que impulsionam o turismo no país na categoria Aspectos Sociais, pelo segundo ano consecutivo. E no item Marketing e Promoção Turística, ficou entra as 10 melhores do País.

Segundo dados do Índice de Competitividade, que avaliou os principais destinos brasileiros, no ano de 2015, Balneário Camboriú superou a média nacional em Aspectos Sociais. A cidade ficou em primeiro lugar nacional, atingindo a média de 85,6 pontos, sendo que em 2014 a média foi de 83,4. Já na categoria Marketing e Promoção do Destino, a média foi de 62,8 pontos, contra 62,3 em 2014.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os principais aspectos positivos considerados pela pesquisa do Mtur foram a menor taxa de analfabetismo e o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-Longevidade (IDHM-L) e a existência de atenção especial à população da terceira idade por meio da Secretaria da Pessoa Idosa. Além disso, foram identificados elevados índices de investimento em educação no destino, o que contribui para a boa avaliação dos profissionais do setor por parte dos empresários, que não identificaram deficiências em sua formação.

Outro item positivo, é que a população costuma ser consultada sobre atividades ou projetos turísticos por meio de convocações para audiências públicas e fóruns. Também, há um envolvimento da comunidade com a atividade turística, por intermédio de sindicatos e associações. Outro quesito importante avaliado na dimensão que destaca Balneário Camboriú é a adoção de políticas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes por parte do Poder Público Municipal. Por fim, a existência de programas de incentivo ao uso dos equipamentos turísticos pela população, ações contínuas realizadas por órgãos municipais e a sensibilização dos cidadãos sobre a importância da atividade turística para o destino, também contribuíram para este resultado.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, salienta que “o aumento dos índices de competitividade, junto ao Mtur, se devem à nova iluminação da orla e da Avenida Normando Tedesco; aumento de investimentos na Secretaria de Segurança, com ampliação no efetivo da Guarda Municipal Armada; incremento da frota e capacitação continua dos Guardas; as obras de saneamento; infraestrutura; mobilidade urbana; e ainda aos trabalhos que a Sectur realiza na promoção e divulgação em parceria com a iniciativa privada e com entidades”, finalizou.

Click CamboriúTurismoBalneário Camboriú é destaque em pesquisa do Ministério do Turismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias