Santa Catarina registrou um crescimento de 8,5% na produção industrial no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (14). O resultado é o maior entre todos os estados brasileiros e supera amplamente a média nacional, que ficou em 1,9%.
O crescimento positivo foi observado em todos os 14 segmentos industriais pesquisados no estado, que apresentaram expansão nos primeiros meses do ano. Em destaque, a indústria metalmecânica avançou de forma significativa, com crescimento de 23,8% na fabricação de produtos de metal e 21,4% na produção de máquinas e equipamentos. Estes dados foram acompanhados pelo crescimento na fabricação de veículos, que cresceu 14,7%, produtos minerais, 14% e móveis 13,2%.
Segmentos tradicionais da economia local, como a indústria têxtil e a alimentícia, também tiveram desempenho positivo, crescendo 7,9% e 5,7%, respectivamente. Outros setores, como produtos químicos, madeira e papel, mantiveram a tendência, crescendo 6,2%, 3,7% e 2,1%, respectivamente.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, ressaltou que esse avanço vem acompanhado de novos investimentos nas fábricas e da ampliação da capacidade produtiva. “Estamos vendo um ciclo virtuoso: as empresas estão investindo, contratando e aumentando a produção, o que reforça o otimismo para o restante do ano”, explicou.
No cenário nacional, Santa Catarina liderou o crescimento industrial no país, superando estados como Paraná (7,1%), Pará (5,1%), Bahia (2,4%) e São Paulo (1,1%). O desempenho refletiu também no mercado de trabalho e na capacidade produtiva das indústrias locais, que operaram com 74% da capacidade instalada, acima da média nacional de 69%.
O sólido crescimento também se reflete nas exportações, que cresceram 7,5% no ano até o momento. Os dados da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) ainda indicam que os empresários do setor permanecem otimistas, com um índice de intenção de investimento em 63,4 pontos, em uma escala de 0 a 100.