9.4 C
Balneario Camboriu

Safra de tainha fomenta o turismo na Costa Verde & Mar

Publicado em

- Publicidade -

Foto: Josemir Reis
Foto: Josemir Reis

De maio a julho, elas são as estrelas dos municípios que integram a região. Chegam do Rio Grande do Sul e fazem a alegria de quem adora uma iguaria marinha. Estamos falando das tainhas, que migram da Lagoa dos Patos em direção ao Rio de Janeiro para reprodução. Nesse período, chegam em cardumes pelas praias da Costa Verde & Mar, garantindo o sustento de pescadores artesanais e fomentando também a atividade turística. “Contemplar a chegada dos cardumes e a pescaria realizada na orla é um espetáculo muito bonito de se admirar. E poder comprar o peixe fresco, ainda saltando na rede de arrasto, é privilégio de poucos”, comenta o presidente do colegiado de secretários de Turismo, Sérgio Schultz.

A safra desse pescado inicia em 15 de maio e dura 75 dias, sendo finalizada no dia 30 de julho. Somente neste início de temporada, mais de 20 toneladas já foram capturadas em território catarinense. A abertura da temporada e os resultados das pescarias são marcos para a Costa Verde & Mar. Em diferentes praias são realizadas missas em oração à chegada da tainha, um dos recursos pesqueiros mais importantes do litoral dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A produção é voltada para o mercado interno. Entretanto, o mais valioso são as ovas, que são exportadas para países como Taiwan, França, Grécia, Itália e Espanha.

Para quem não conseguir acompanhar uma pescaria, o Mercado Público de Itajaí já recebeu 15 toneladas do peixe nos primeiros dias da temporada. O preço varia de R$ 7 a R$ 10 (com ova) o quilo. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 14h.

 

Curiosidades sobre a pesca da tainha

– A maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”.

– Tradicionalmente, localidades costeiras de Santa Catarina promovem “festas da tainha”.

– As embarcações industriais utilizam o método de cerco “traineira” para a captura. Neste caso a pescaria ocorre em alto mar, a pelo menos três milhas da Costa, dependendo do estado.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

DESTAQUES

Conheça os programas de Desenvolvimento de Líderes Tear e Coaching para Alta Performance

Treinamento de Coaching para Alta Performance: Pessoal, Profissional e Organizacional
- Publicidade -

BC DAY: Morador de Balneário Camboriú paga metade do bondinho dia 20 de julho

Promovida pelo Núcleo de Turismo da Acibalc, a ação é comemorativa aos 55 anos de Balneário Camboriú e oferece descontos a diversos atrativos turísticos

VEJA NA INTERNET