• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Safra de tainha fomenta o turismo na Costa Verde & Mar

Foto: Josemir Reis
Foto: Josemir Reis

De maio a julho, elas são as estrelas dos municípios que integram a região. Chegam do Rio Grande do Sul e fazem a alegria de quem adora uma iguaria marinha. Estamos falando das tainhas, que migram da Lagoa dos Patos em direção ao Rio de Janeiro para reprodução. Nesse período, chegam em cardumes pelas praias da Costa Verde & Mar, garantindo o sustento de pescadores artesanais e fomentando também a atividade turística. “Contemplar a chegada dos cardumes e a pescaria realizada na orla é um espetáculo muito bonito de se admirar. E poder comprar o peixe fresco, ainda saltando na rede de arrasto, é privilégio de poucos”, comenta o presidente do colegiado de secretários de Turismo, Sérgio Schultz.

A safra desse pescado inicia em 15 de maio e dura 75 dias, sendo finalizada no dia 30 de julho. Somente neste início de temporada, mais de 20 toneladas já foram capturadas em território catarinense. A abertura da temporada e os resultados das pescarias são marcos para a Costa Verde & Mar. Em diferentes praias são realizadas missas em oração à chegada da tainha, um dos recursos pesqueiros mais importantes do litoral dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A produção é voltada para o mercado interno. Entretanto, o mais valioso são as ovas, que são exportadas para países como Taiwan, França, Grécia, Itália e Espanha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para quem não conseguir acompanhar uma pescaria, o Mercado Público de Itajaí já recebeu 15 toneladas do peixe nos primeiros dias da temporada. O preço varia de R$ 7 a R$ 10 (com ova) o quilo. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 14h.

 

Curiosidades sobre a pesca da tainha

– A maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”.

– Tradicionalmente, localidades costeiras de Santa Catarina promovem “festas da tainha”.

– As embarcações industriais utilizam o método de cerco “traineira” para a captura. Neste caso a pescaria ocorre em alto mar, a pelo menos três milhas da Costa, dependendo do estado.

Click CamboriúTurismoSafra de tainha fomenta o turismo na Costa Verde & Mar
PUBLICIDADE

Últimas notícias