• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Ocupação hoteleira chega a 100% no réveillon em Balneário Camboriú

Foto: Silvia Bomm
Foto: Silvia Bomm

O Réveillon em Balneário Camboriú superou as expectativas da classe hoteleira da cidade. Durante o período de 28 de dezembro a 2 de janeiro, alguns hotéis chegaram a registrar todos os seus leitos ocupados, com turistas vindos em sua maioria dos estados de São Paulo, seguidos pelos paranaenses e depois pelos gaúchos.

Segundo informa o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), através da direção de Hospedagens, por meio do diretor Jorge Pimentel, o movimento foi “realmente maior do que o esperado”. Ele disse que a reserva de leitos se concretizou e foi além do que estava sendo esperado para o período.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Geralmente, durante a virada de ano temos uma sobra de cinco a dez leitos, este ano isso não aconteceu e tivemos hotéis lotados”, analisa Pimentel, que gerencia um dos hotéis mais procurados da cidade. Em seu estabelecimento, a demanda correspondeu a 45% de paulistas, 30% de paranaenses vindos da capital, Curitiba, 20% de gaúchos de Porto Alegre e também 5% de turistas que vieram do interior do Rio Grande do Sul. Ainda segundo o Sindisol, em 2012, o Réveillon registrou ocupação média nos hotéis de 95%, com aumento de até 5% na última passagem de ano.

Se nos hotéis a lotação ficou esgotada, em apartamentos, casas e em outros meios de hospedagem não foi diferente. Isso porque, segundo números da coleta domiciliar divulgados nesta segunda-feira (6) pela empresa Ambiental, revertidos em visitantes por cálculo efetuado há mais de uma década pelo setor de Planejamento da Secretaria de Turismo, houve uma média 270 mil pessoas por dia, em rotatividade, no período de 28 de dezembro a 2 de janeiro.

No Natal, os números surpreendem ainda mais, pois há alguns anos, a maior fatia de turistas de final de ano se deslocava para Balneário Camboriú apenas do dia 26 de dezembro em diante, e a percepção da Sectur, é que muitos fatores, entre eles os atrativos do Brilhos de Natal, contribuíram para o aumento do turista para as festas natalinas. No último ano, entre os dias 21 e 25 de dezembro, a média diária de visitantes em rotatividade foi de 155 mil pessoas, sem contar a população fixa da cidade.

Essa também é a opinião da empresária Margot Rosembrock Libório, presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e também hoteleira. Ela explica que há cerca de quatro anos o perfil do turista tem se transformado em Balneário Camboriú. “Antigamente recebíamos grupos que iam embora antes do Natal e voltavam no dia 27. Hoje é diferente. Na primeira quinzena de dezembro tivemos quase 100% de ocupação, com a vinda do público estudantil, e na segunda quinzena, já há uma miscigenação de grupos, com familiares, amigos, enfim”, comemora Margot.

Em sua opinião, o período do Réveillon foi “excelente” para a hotelaria da cidade, refletindo um crescimento que, segundo a hoteleira, houve durante todo o ano de 2013. “Os números de ocupação em 100% consolidaram o bom trabalho realizado no decorrer do ano, que foram somados às férias coletivas, ao público que está viajando mais, às compras na cidade, e vários outros fatores, que contribuíram para esses ótimos resultados”.

O secretário de Turismo, Ademar Schneider, também atribui o grande movimento da cidade a outros elementos como o clima quente e com sol, os atrativos de verão e também o projeto de Natal, mas o de maior procura, sem dúvida, foi o espetáculo do Réveillon Show. “Nossa cidade recebeu mais de um milhão de turistas, e o grande movimento de pessoas refletiu no aumento de consumo, principalmente exigindo mais de nossa infraestrutura. Se por um lado enfrentamos obstáculos, por outro, eles servirão de referência para que possamos melhorar cada vez mais”.

Click CamboriúTurismoOcupação hoteleira chega a 100% no réveillon em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias