• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Preparativos para o verão são debatidos no Comtur

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) recebeu na última semana diversas autoridades para tratar dos preparativos para a temporada de verão. Entre os assuntos discutidos e explanados estavam a segurança e os abastecimentos de água e energia elétrica. A presidente, Olga Ferreira, recebeu representantes das Polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal e agentes de trânsito, da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

Segurança
O tenente da Polícia Militar, Ricardo Sartori, explicou que o Comando Geral da PM no Estado recebeu pedido do Batalhão local para incremento de 160 policiais na cidade. “Hoje somos 130 profissionais, trabalhando em média de 40 por turno e esse número está defasado há anos. Solicitamos 160 policiais, mas pode ser que não venha esse número, em função da extensa faixa litorânea que também solicita reforço de verão”, destaca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Operação Veraneio da Polícia Militar deve iniciar em 15 de dezembro e finalizar em 12 de fevereiro. Para aumentar esse período, o tenente enfatiza que o pedido deve ser feito diretamente ao Comando e ao Governo do Estado. “Relembramos a importância da integração do setor da segurança, para que a temporada tenha melhor cobertura”, complementa.

A Polícia Civil informou, através do policial Cláudio Tancredo, que trabalha junto ao setor de alvarás da Delegacia Regional, que na próxima semana deverão chegar policiais do Centro de Operações Especiais (Cope), para reforçar o serviço contra a criminalidade. Também adiantou que os turistas poderão contar com atendimento em língua espanhola.

A Guarda Municipal Armada, através do diretor Adelcio Bernardino, informou que a corporação da Secretaria de Segurança está preparada para receber mais uma temporada. Bernardino disse que haverá dois postos fixos da GM, um no Pontal Norte e outro na Barra Sul, sendo que o patrulhamento nas ruas da cidade alcança toda a área central e bairros, com objetivo de resguardar escolas, creches, praças e demais órgãos municipais. O diretor destacou ainda que, desde que foi criada, a GM atendeu mais de 12 mil ocorrências e que a pretensão é lançar novo edital, para chamar mais 50 GMs em 2014. “A vontade nossa e do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, é chegar até o final de 2016 com 200 GMs em Balneário Camboriú”, afirma.

As praias do município terão atenção especial, segundo informou o tenente Daniel da Silva Dutra, do Corpo de Bombeiros Militar. Os guarda-vidas estarão espalhados em 19 postos de observação, desde a Praia do Buraco (ao norte) até o Estaleirinho (sul da cidade). Serão somados dois novos postos, um em frente à Rua 3.700 e outro na Praia de Laranjeiras, sendo que a média de guarda-vidas na temporada, em dias de maior movimento, é de 50 nas praias locais. “A partir de dezembro, as praias agrestes contarão com esses postos abertos diariamente. Por enquanto, o serviço é feito nos fins de semana. Temos pessoal, mas nos faltam recursos. Balneário Camboriú recebe R$ 1,5 milhão por ano para pagamento dos guarda-vidas, com diária de R$ 100,00 para cada um”, informa. Os Bombeiros trabalharão com 12 soldados e três bombeiros oficiais na coordenação. Também foi confirmada a parceria com o projeto Praia Limpa, da Secretaria do Meio Ambiente, que tem como objetivo manter as praias limpas e seguras, com foco nas crianças que estarão na orla.

Água e Luz
Em contato telefônico com o gerente da Celesc, Arilson Vieira, durante a reunião, ele adiantou que os preparativos para evitar a falta de luz no verão estão dentro do esperado e as atividades estão normais. Os funcionários da empresa já estão preparados e atualmente é realizada a limpeza em transformadores e fiações, para que não hajam surpresas nos próximos meses. “Em dezembro, estaremos deflagrando novamente a campanha de conscientização, junto à Secretaria de Turismo e o trade turístico, para que as pessoas não lancem objetos metálicos que podem interferir na energia elétrica. O fato ocorre principalmente durante o Réveillon, com fitas metálicas sendo atiradas pelas janelas dos edifícios”, pontua.

Quanto ao fornecimento de água, o assessor de comunicação da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Aderbal Machado, disse que a captação de água é de 35 milhões de litros diariamente, chegando a 70 milhões na temporada. São oferecidos 900 litros de água tratada por segundo e a capacidade de reserva é de 15 milhões de litros. “Estamos com mais de 95% de eficiência no tratamento de esgoto, o mais alto do Estado, e mais de 90% dos moradores possuem esse serviço”, tranquiliza Machado, informando a que está previsto, ainda para 2013, o início das obras para efetivação do abastecimento de água e rede coletora de esgotos nas praias agrestes.

Click CamboriúTurismoPreparativos para o verão são debatidos no Comtur
PUBLICIDADE

Últimas notícias